Reduz a taxa de analfabetismo em Manica » Educação » Jornal Visão Moçambique

Reduz a taxa de analfabetismo em Manica

Reduz a taxa de analfabetismo em Manica

Reduz a taxa de analfabetismo em Manica

Os dados da redução da taxa de analfabetismo, na província central de Manica, foram apresentados fim-de-semana, no posto Administrativo de Dombe, no distrito de Sussundenga, durante a passagem do dia internacional de alfabetização.

A diminuição da taxa do analfabetismo mercê do plano estratégico do sector da educação naquela parcela do país, através das acções que a instituição tem estado a levar a cabo na mobilização dos educandos,  segundo o director provincial da Educação em Manica, Albino Chaparica,  aumentando o número  de alfabetizandos  resultado de número significativo da população que adere aos centros de alfabetização para aprender a ler, escrever, contagem e cálculo.

Falando em representação da governadora da província de Manica, o director provincial  salientou que  o aumento dos alfabetizandos nos núcleos de alfabetização, concorre para a redução da taxa de analfabetismo.

A fonte fez saber que o sector da educação em Manica, registou pouco mais de doze mil alfabetizandos no ano passado, sendo que este  ano o sector registou um aumento de três mil, ao inscrever pouco mais quinze mil.

“No presente ano de 2023 o sector da educação registou um crescimento  significativo de efectivo que está no sistema de alfabetização de adultos, tendo alcançado quinze mil oitocentos e quinze alfabetizandos contra doze mil oitocentos e noventa e cinco do ano passado”, disse Chaparica.

Nesta senda o  Director provincial da educação em Manica, avançou que a instituição que dirige continuará a traçar estratégias visando abranger o maior número possível  de adultos,  visando aumentar o número alfabetizandos, para erradicar completamente o índice de analfabetismo que actualmente em Manica, se  situa em vinte oito vírgula nove por cento (28.9%).  

Entretanto, Samuel Micas, numa mensagem em representação dos alfabetizadores assume o compromisso  de   continuarem empenhados  na leccionação  aos alfabetizandos  e para o efeito pedem mais materiais  de trabalho como manuais e livros.

“Nós alfabetizadores vamos continuar  a leccionar para ensinar os nossos alfabetizandos, continuaremos a mobilizar mais alfabetizandos para poderem aderir aos centros de alfabetização, por isso pedimos o reforço do manual e livros de alfabetizadores”, disse a fonte.

Atento na mensagem dos alfabetizadores o director provincial, assegurou que o executivo  está  e continuará a mobilizar o material, tendo reconhecido  o esforço dos alfabetizadores  por estes  se  preocuparem com o material de trabalho e não do subsídio,  de seiscentos e cinquenta meticais, (650MT) que às vezes se levanta como preocupação,  tendo na ocasião, garantido que o governo tudo está fazer com vista a aumentar o valor de remuneração de seiscentos e cinquenta,  para dois mil e quinhentos meticais (2500MT). 

Na ocasião foram premiados os  melhores alfabetizandos com material escolar, e   melhor alfabetizador com  TV Plasma pela dedicação, bem como um meio circulante para o  líder comunitário que se destacou na mobilização de alfabetizandos na comunidade.

A província de Manica, foi destacada recentemente na conferência nacional de educação  de qualidade através da demonstração da experiência durante a reunião de ensino de qualidade que teve lugar em Maputo, na qual participou o professor Paulo Foloma, da escola primária de Mbingue, dos distritos de Sussundenga, que lecciona a 2ª e 3ª classes respectivamente com habilidades de leitura e escrita.   

O dia internacional de Alfabetização foi instituído, em 8 de Setembro de  1967, pela Organização das Nações Unidas através da Ciência para Educação e Cultura, UNESCO, para promover a educação de adultos em todo o mundo e este ano celebrou-se   sob lema, “Promovendo a alfabetização em transformação construindo as bases para as sociedades pacíficas e sustentáveis”.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Activar notificações Sim Não, obrigado
Share "royal shepherd food processing solutions". Samsung galaxy home is in the middle of a fierce smart speaker showdown. Blog – dobi ads.