Ícone do site Jornal Visão Moçambique

Right To Play inaugura blocos Sanitários inclusivos para 4 distritos da província de Maputo

Inauguração

Decorreu, nesta quarta feira, na Escola Primária de Mailane, no distrito de Namaacha, província de Maputo, a entrega de 1 dos 4 blocos sanitários inclusivos, construídos pela Right To Play, com o financiamento do Governo do Canadá.

A cerimónia foi dirigida por Suzete Alberto Dança Nhangumele, administradora do distrito de Namaacha, que na ocasião enalteceu o contributo da Right To Play para a melhoria das condições escolares no distrito.

 

“Esta iniciativa insere-se no projecto da Right To Play, denominado Aprendizagem Baseada em Jogos, lançado em 2018, pela Primeira Dama da República de Moçambique, Dra. Isaura Nyusi, um método que se for alastrado para outros pontos do país, pode surtir muitos efeitos positivos, com o bloco sanitário, esperamos apoiar na retenção da Rapariga, uma vez que quando ela se sentir desconfortável e precisar se higienizar, terá um lugar para tal.” – disse Suzete Nhangumele.

Na sua intervenção, a Directora Nacional da Right To Play, Daina Mutindi, referiu que a iniciativa abrange também crianças com deficiência, garantindo oportunidades iguais. “Espera-se também com este bloco sanitário inclusivo, que as crianças com deficiência, alunas e professoras tenham espaço e privacidade para gestão adequada da sua higiene pessoal, incluindo a gestão da higiene menstrual, condições que vão igualmente contribuir para a retenção da rapariga na escola.” Disse Mutindi.

Importa salientar que, só em Namaacha, a infra-estrutura de 104 m², vai directamente beneficiar 353 raparigas e 365 rapazes, 12 professores e 6 professoras, compreendendo o seguinte, 1 bloco sanitário feminino (com 3 cabines, 1 cabina de gestão de higiene menstrual uma banca de sanitários acessível, e lavatório de mãos) e uma cabine com sanita separada, com acessibilidade à cadeiras de rodas, com um lavatório de mãos, para raparigas com necessidades especiais, 1 bloco sanitário para rapazes (com 3 sanitas, 1 urinol, 1 lavatório das mãos) e uma cabine com sanita separada, com acessibilidade à cadeiras de rodas, com um lavatório de mãos para rapazes com necessidades especiais.
• 1 casa de banho para as professoras que inclui 1 cabine para gestão da higiene menstrual.
• 1 casa de banho para professores com sanita e lavatório das mãos.
• 1 lavatório das mãos exterior.

Nas próximas semanas, outros 3 blocos sanitários serão entregues, 3 distritos, nomeadamente: distrito de Namaacha (província de Maputo) e distritos de Chokwé, Limpopo e Chongoene (província de Gaza).

Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Sair da versão mobile