“Samora Machel nunca foi enfermeiro”

“Samora Machel nunca foi enfermeiro”

Na verdade, um texto que desce o nível do Marechal Samora Moisés Machel primeiro Presidente de Moçambique Independente por 11 anos até a data da sua morte, revela que Ele não foi enfermeiro conforme se estudou durante vários anos e se propalou.

Egídio Vaz que trás tal narrativa no seu mural do Facebook, explica que segundo documentos anexados ao post, Samora Machel teria sido reprovado nas provas finais com uma nota de 8 VALORES.

 

LÊ-SE ASSIM O TEXTO DA AUTORIA DE EGÍDIO VAZ:

Um facto central do período do jovem Samora Machel antes da Frelimo, é o de alguns, segundo os vários manuais e biografias e testemunhas, alegarem o facto de ele ter sido enfermeiro em Lourenço Marques e em Inhaca, no final dos anos 50 e início da década de 1960. Há quem jure que ele foi enfermeiro. Eu também cresci e conclui o curso de História com essa versão.

Na verdade, não foi. Tentou ser. Mas chumbou no exame final com 8 valores. Samora pode ter trabalhado como auxiliar de enfermagem, maqueiro, etc., mas nunca como enfermeiro legalmente reconhecido.

O documento que anexo é uma cópia do Boletim Provincial em Janeiro de 1962, que publica os resultados do exame final do curso de enfermagem, indicando claramente quem passou e quem chumbou.

Quero que não entendam para além do que escrevi. Com este detalhe, não estou a menosprezar ninguém, muito menos reduzir a heroicidade do Primeiro Presidente de Moçambique. Estou apenas a corrigir, com recurso a uma publicação factual, de um detalhe. Samora Machel foi tudo o que sabemos, muito mais para cada um dos moçambicanos e a ele lhe devemos eterna gratidão pelo que fez para o seu povo: como pai, marechal, pai da nação, internacionalista, líder mundial. Mas, não como enfermeiro, porque não foi.

É preferível corrigir directamente do que manter uma inglória titanomaquia contra a história.

 

"Samora Machel nunca foi enfermeiro"

946

One thought on ““Samora Machel nunca foi enfermeiro”

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: