A atualização permitirá módulos de Liquidação Bruta Automática em Tempo Real (RTGS) e funcionalidades de Câmara de Compensação Automática que reforçam a compensação e liquidação de pagamentos |
O Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (www.AfDB.org) e o governo de São Tomé e Príncipe assinaram um acordo de empréstimo de 3,2 milhões de dólares para melhorar o sistema de pagamento do National Switch, que apoia a compensação e liquidação de pagamentos de alto valor e no retalho em todo o país.
A actualização permitirá módulos de Liquidação Bruta Automática em Tempo Real (RTGS) e funcionalidades de Câmara de Compensação Automática que reforçam a compensação e liquidação de pagamentos.
Através dos RTGS, as transferências de elevado valor são liquidadas no Banco Central em tempo real, reduzindo os riscos de liquidez e de crédito no sistema. A actualização permitirá o aumento dos pagamentos digitais, do dinheiro móvel e de outros serviços digitais.
O Conselho de Administração do Banco aprovou o empréstimo a 8 de Março com fundos a serem desembolsados pelo Fundo Fiduciário da Nigéria.
O Fundo é uma das armas do Grupo Banco que apoia os esforços de desenvolvimento dos países membros regionais de baixo rendimento que necessitam de financiamento em condições concessionais.
Este financiamento irá complementar uma subvenção do Fundo Africano de Desenvolvimento, de 2 milhões de dólares, feita em 2017, para apoiar o país com o moderno Sistema de Transferências Automáticas (ATS+).
O Fundo Africano de Desenvolvimento é a principal janela de empréstimos em condições preferenciais do Banco.
- DÍVIDAS OCULTAS: CONFIRMADA PARTICIPAÇÃO DO ACTUAL PRESIDENTE DA REPÚBLICA
- TERRORISMO EM CABO DELGADO: EMPRESÁRIOS MOÇAMBICANOS SOMAM PREJUÍZOS DE CERCA DE 90 MILHÕES DE DÓLARES
- PRÍNCIPE HARRY AUSENTE NAS CELEBRAÇÕES DOS 95 DA RAINHA ELIZABETH
- Credit Suiss volta a empobrecer Moçambique dando dinheiro ao Reino Unido
- Dívidas ocultas: Porque todos moçambicanos devem ficar atentos ao julgamento?
O acordo foi assinado a 23 de março de 2023 durante uma breve cerimónia em que participaram o Ministro do Plano, das Finanças e da Economia Azul de São Tomé e Príncipe, Ginésio da Mata, e o representante do Banco para Angola e São Tomé e Príncipe, Pietro Toigo.
Comentando a assinatura, Ginésio da Mata disse: “Este fundo facilitará a inclusão financeira da população e uma maior digitalização dos serviços financeiros”.
Toigo disse: “Estamos encantados com o apoio do Governo nigeriano e a determinação de São Tomé e Príncipe em integrar o seu sistema financeiro na economia continental e global”.
Jornal Visão Moçambique
Um click para o mundo das notícias!
Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.