Se devemos chamar de "azar ou má sorte", outros dizem que é destino - Água e Couve | Jornal Visão

Se devemos chamar de “azar ou má sorte”, outros dizem que é destino – Água e Couve

A Importância da Água na vida do planeta é de tamanha proporção, posto que é um elemento essencial para a sobrevivência de animais e vegetais na Terra. Nesse sentido, quando falta água, a vida está ameaçada, uma vez que a água é a fonte de vida do planeta.

ÁGUA CONTAMINADA



Estamos tão habituados à presença da água que só damos conta da sua importância quando ela nos faz falta. Note que a maior parte das células de nosso corpo possui água, sendo que os vegetais e animais precisam dela para viver.

É com este precioso líquido que um senhor de família com  42 anos perdeu a vida no último domingo. Misturando se o precioso líquido e a fatalidade no município da Matola, pode se concluir que o “azar”, chegou em tempos velozes que conseguiu parar o país inteiro. Depois de 3 dias do sucedido e noticiado pela imprensa, cidadãos de Maputo, afirmam que temem o consumo daquela verdura tão necessária na família moçambicana, pois segundo nossos interlocutores “a couve é acessível e consegue completar a família, pois é muita”. As autoridades da agricultura mostraram-se preocupadas mas até agora não notícias que indiquem acções de sensibilização da população sobre o mal que estas verduras podem trazer às famílias moçambicanas. 
Nos últimos anos não se pede das autoridades moçambicanas pois com o passar do tempo as pessoas esquecem e voltamos a estaca zero(mais mortes por evenamento ou contaminação). Depois de XITIMA, Caphirizange, Luís Cabral(Acidente de Viação), desta vez Moçambique chora Couve contaminada, Água também contaminada, são os problemas que afastam a população do consumo dos alimentos mais saudáveis e quiçá os mais essenciais para uma saúde equilibrada e que o bolso do moçambicano suporte.
COUVE INTOXICA MAIS DE 30 PESSOAS EM MAPUTO E MATA 2
A COUVE
A couve é um vegetal muito rico em Cálcio, Fósforo e Ferro, minerais importantes à formação e manutenção de ossos e dentes e à integridade do sangue. Contém ainda vitamina A, indispensável à boa visão e à saúde da pele; e vitaminas do Complexo B, que tem por funções proteger a pele, evitar problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso.
Esta hortaliça é um ótimo remineralizante para o organismo, é laxante pela sua grande quantidade em fibras, e boa para a asma e bronquite. Além disso, a couve é muito boa para combater as enfermidades do fígado, como a icterícia e os cálculos biliares, assim como os cálculos renais, as hemorróidas, e as menstruações difíceis ou dolorosas.
Em suco, é um tônico excelente, muito recomendado às crianças em fase de desenvolvimento. 
O caldo da couve cozida é indicado nas enfermidades da pele.
A couve dissolve também os cálculos, combate a artrite, desinfeta o intestino, cura as úlceras gástricas e dá ótimo resultado no combate a vermes. Em caso de febre, aplica-se à cabeça do enfermo cataplasma refrescante de folha de couve, que serve, também, para tratar feridas inflamadas.
As folhas de couve cozidas ao vapor e aplicadas topicamente de hora em hora, em forma de cataplasma quente, são boas para combater a gota, a artrite, as dores reumáticas em geral, e as nevralgias. Também tiram a dor em casos de inflamação dos rins e do fígado.
Para uma boa compra é só verificar se as folhas estão bem verdes e sem marcas de picadas de insetos. Folhas amarelas indicam que a couve está velha.
A couve conserva-se em geladeira em boas condições por uma semana, e seu período de safra é de agosto a fevereiro.
Ajude-nos a crescer. Sua ajuda conta muito para nó
423

×

Olá!

Envie sua notícia ou informação pelo WhatsApp, é seguro e sigiloso. Pode confiar ou envie-nos um e-mail para redaccao@jornalvisaomoz.com

× REPÓRTER É VOCÊ. ESCREVA-NOS AGORA!
%d bloggers like this: