Visão Notícias
Seguro Soberano: vai começar a ser implementado no país a partir de Dezembro Próximo
Seguro Soberano: vai começar a ser implementado no país a partir de Dezembro Próximo
Moçambique vai pôr em prática a partir de Dezembro o seguro Soberano Contra desastres Naturais, num montante inferior a 250.000,00 por ano. A informação foi avançada no Contexto da Conferência Internacional sobre seguro soberano que decorreu em dois dias na Cidade de Maputo. (28 e 29. 2022).
Em quarenta anos o país foi sacudido em 25 ciclones tropicais de intensidade variável, 11 dos quais de categoria três, para além destas adversidades, Moçambique registou também outros eventos de categoria 4. “três ciclones de categoria 4, com velocidades que variam de 187 a 241 quilômetros por hora, atingiram o país nomeadamente Ciclones e idaí, Kenneth e lin, estes dados ilustram que 56% por dos ciclones tropicais, que afectam moçambique nos últimos quarenta anos, foram de categoria três e quatro, “ realçou a Vice-Ministra da Economia E finanças Carla Louveira.
Com vista a garantir uma resposta rápida, está em estudo o processo de implementação do seguro soberano de desastres naturais.
“a partir de um índice determinado, de ocorrência de um evento, ou seja, ciclone ou qualquer evento particular estamos a falar de ciclone e precipitações, de grande envergadura e depois que se atinge esse, determinado parâmetro que foi fixado e a priori fixado, as pessoas afectadas são indemnizados num montante também previamente“ disse o Presidente do Conselho de Administração da Empresa Moçambicana de Seguros (EMOSE, SA).
“para minimizar o impacto de eventos extremos, o país vai pôr em práctica seguro soberano contra desastres naturais“
A atribuição de Seguro soberano de desastres, será mediante a aprovação de um plano de operacionalização. “o seguro vai vigorar já a partir da próxima campanha Agrícola ou estação chuvosa, e vai vigorar em três anos e a um prêmio de milhões de dólares por ano, em “ avançou Presidente do Conselho de Administração da Empresa Moçambicana de Seguros (EMOSE, SA).
A Iniciativa é levada a cabo pela Revista Banca e Seguros, em Parceria Com o Governo de Moçambique, através do Ministério da Economia e Finanças.