Silva Macaringue lança a 3 de Novembro o livro “A SABEDORIA DOS LOUCOS E A LOUCURA DOS SÁBIOS”

0

A SABEDORIA DOS LOUCOS E A LOUCURA DOS SÁBIOS, é uma obra que desenha a existência confirmada da relatividade. O autor chama atenção para os leitores observarem sempre a inexplicável ocorrência de eventos incertos e outros nem por isso.

Macaringue recorda que em várias situações o ser humano é visitado pela essência de estar e criar, revalidando a curiosidade. “Somos o eco dos resultados das descobertas de homens e mulheres ao longo das suas peregrinações na jornada da vida. Alguns relatos são dignos de pouca menção (por serem totalmente vergonhosos) e outros são dignos de grande realce. Então, o que vemos? Num ângulo, uma ideia aparentemente sábia, mas que no fim os seus resultados revelaram que era louca e, noutro ângulo, uma ideia aparentemente louca, mas que no fim, os seus resultados revelam que era extremamente sábia.”

A sabedoria dos loucos e a loucura dos sábios é um livro de fácil compreensão e contém sugestões extremamente práticas e pontuais que convidam ao leitor a optar pela sabedoria na medida em que:

  • Há sabedoria quando identificamos e respeitamos as estações, isto é, ao percebermos que as coisas não são lineares como se imagina que podem ser. O Inverno ou Verão podem o ser para todos, dependendo do momento, mas não o são em todos. Transliterando:
    • Não é porque todos estão a fazer, que também devemos fazer;
    • Não é porque todos estão a granjear que devemos granjear;
    • Não é porque todos estão a gastar que devemos gastar;
    • Não é porque todos estão a falar que devemos falar, etc.

E não optar pela loucura, na medida em que:

  • Há loucura quando, numa situação de turbulência emocional, investimos todos os nossos recursos para retribuir com a “mesma moeda”;
  • Há loucura quando bem antes de percebermos um assunto, nós já disparamos mísseis de comentários e críticas;
  • Há loucura quando nos deixamos pressionar ao ponto de dizer sim enquanto devíamos dizer não e não enquanto devíamos dizer sim;

O livro traz alguns modelos de ideias que, ao longo da história, aparentavam ser de grande valia à sociedade, contudo, o tempo e os resultados se encarregaram de despir a aparência da sabedoria e mostrar as entranhas da loucura. Mostra, também, outros modelos de ideias que, ao longo de tempo, pareciam uma grande insensatez, no entanto, o tempo e os resultados mostraram que havia uma sabedoria não visível na primeira e na segunda impressão, mas que seria de grande valia à humanidade.

 

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *