Ícone do site Jornal Visão Moçambique

SOBRE O IMPEACHMENT DE DONALD TRUMP: O que está a acontecer?

Nos intervalos, os senadores republicanos falaram positivamente da defesa. Na ausência de grandes mudanças, parece improvável que haja votos suficientes no Senado para condenar Trump.

O oficial Eugene Goodman, aclamado como um herói por desviar a multidão e resgatar senadores do perigo em 6 de janeiro, foi aplaudido de pé e receberá a Medalha de Ouro do Congresso.

O julgamento foi suspenso para que seja provavelmente concluído hoje sábado.

A equipe de impeachment do Sr. Trump apresentou uma defesa incendiária do ex-presidente, chamando a acusação da Câmara de que ele incitou uma insurreição no Capitólio uma “mentira absurda e monstruosa”.

 

Os advogados alegaram que o motim foi premeditado, apontando para bombas tubulares que foram plantadas antes do comício. “Você não pode incitar o que já estava para acontecer”, disse o Sr. van der Veen.

Van der Veen também disse que a manifestação de 6 de janeiro foi “sequestrada” por extremistas, incluindo ativistas antifa da extrema esquerda. Mas os líderes republicanos rejeitaram essa afirmação. “Alguns dizem que os distúrbios foram causados ​​pela antifa”, disse o líder da minoria na Câmara, Kevin McCarthy, no mês passado. “Não há absolutamente nenhuma evidência disso, e os conservadores devem ser os primeiros a dizer isso”. (Para contextualizar, veja como o Sr. Trump usou declarações falsas sobre a antifa como uma cortina de fumaça para uma ameaça crescente da direita.)

Os advogados apoiaram-se fortemente no uso único do Sr. Trump da palavra “pacificamente”, enquanto ele instava os apoiadores a marcharem para o Capitólio, minimizando as 20 vezes que ele usou a palavra “lutar”. “Nenhuma pessoa pensante poderia acreditar seriamente que o discurso do presidente em 6 de janeiro sobre a Elipse foi de alguma forma um incitamento à violência ou insurreição”, disse van der Veen. “A sugestão é evidentemente absurda em sua aparência. Nada no texto pode ser interpretado como encorajando, tolerando ou incitando atividades ilegais de qualquer tipo. ”

A equipe de defesa argumentou que o Senado “carece de jurisdição” para julgar um ex-presidente agora fora do cargo, que a conduta de Trump foi protegida pela Primeira Emenda e que não chegou nem perto da definição legal de “incitamento”. Em uma carta na semana passada, 144 importantes advogados da Primeira Emenda e acadêmicos constitucionais de todo o espectro político chamaram esse argumento de “legalmente frívolo”.

Os advogados da equipe de Trump também consideraram o julgamento apressado, alegando que Trump não teve o devido processo. “Os advogados de Trump parecem estar reclamando que não tiveram tempo suficiente para ver ‘as evidências’”, disse Mark Leibovich, o principal correspondente nacional da The Times Magazine. “Mas, claro, as evidências estavam em grande parte à vista antes.”

Grande parte do julgamento depende da definição da palavra “incitamento”. Adam Liptak quebrou esta semana como o precedente anterior se aplica a um julgamento de impeachment.

O grupo de milícia Oath Keepers, que em grande parte atrai seus membros de ex-policiais e militares, parece ter se coordenado antes do ataque ao Capitólio com outros grupos extremistas.

Nikki R. Haley, embaixadora das Nações Unidas sob o comando de Trump, disse que estava “enojada” com sua conduta em 6 de janeiro.

O ataque ao Capitólio resultou em um dos piores dias de feridos para a aplicação da lei nos Estados Unidos desde os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Sair da versão mobile