A Cidade da Beira acolhe a Segunda Fase de expansão tecnológica dos Serviços de Abastecimento de Água, desenvolvidos no país, em parceria com o Fundo de Investimento para o Património de Abastecimento de Água, FIPAG. Trata-se da instalação de 176 mil contadores pré-pagos para marcar uma revolução na relação entre consumidores e operadores de água, uma réplica do projecto já em curso na província de Maputo.
A iniciativa foi revelada, hoje, 27 de Dezembro, pelo Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, na Beira, durante uma visita às obras de reabilitação e ampliação do Centro Distribuidor de Estoril, tendo explicado que a mesma “não apenas reduzirá a desconfiança, mas também combaterá as actuais perdas de água, que se encontram em 37%”.
Com um progresso de 6%, as obras incluem a reabilitação do Centro Distribuidor da Munhava, construção de uma nova estação de bombeamento e a criação de uma conduta adutora de 5 quilómetros, num investimento de mais de 700 milhões de meticais, com a conclusão prevista para Outubro de 2024 prometendo transformar o panorama do abastecimento de água na Cidade da Beira.
Segundo o Ministro Mesquita, além da tecnologia, o projecto visa “aumentar a capacidade e expandir os serviços de abastecimento, beneficiando áreas como Estoril, Macute, Muave, Chota e Macurungo”.
Este investimento não só modernizará a infraestrutura, mas também promete elevar a qualidade de vida para os residentes da Beira. Uma visão de progresso e eficiência que reforça o compromisso do Governo com a inovação no sector de abastecimento de água.
Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.