Tecnologia Alemã melhora distribuição de água em Moçambique

Tecnologia Alemã melhora distribuição de água em Moçambique

A Enteria está a construir um sistema de abastecimento de água, extraída nos poços por bombas hidráulicas alimentadas por energia solar nas regiões secas de África e um dos países que beneficiam-se desta iniciativa é Moçambique.

O projecto “Mati Mati” da Fundação ENTERIA, visa essencialmente abastecimento de água subterrânea a base de energia solar à população de Pembane, no bairro Conguiana, Inhambane.

Segundo informações em nosso poder o sistema em alusão começou a funcionar em Abril último, e é a rede de água inteligente accionada por energia solar da Enteria. Esta rede bombeia água subterrânea para uma torre de água com elevação de 10 metros e abastece a povoação de Pembane num raio de 1,5 quilômetros com água subterrânea e potável.

O acesso ao precioso líquido aos residentes locais será significativamente melhorado, uma vez que eles serão capazes de obter água potável utilizando um cartão chip recarregável no ponto de abastecimento de água. Os procedimentos que exigem maior esforço, caminhadas de 1,5 km com recipientes pesados não serão mais necessários, bem como eliminar-se-ão os hábitos anti-higiênicos, desta feita a qualidade de vida de todos os habitantes dessa região melhorará consideravelmente.

O governador, Daniel Chapo, é apontado pela ENTERIA como peça-chave para a materialização do projecto, assim como a campanha educacional e o respectivo acompanhamento e o apoio da comunidade local, de acordo com uma pesquisa realizada.

O sistema de poços é economicamente auto-sustentável e operado localmente pela Fundação ENTERIA, sem fins lucrativos.

Para dar aos residentes de áreas remotas o acesso ao fundamental “direito a água”, o grupo ENTERIA conta com tecnologias inteligentes de facturação que permitem uma distribuição justa.

LEIA  The Two Most Important Tools to Reconnect With Your Partner

A quantidade de água produzida é adaptada às necessidades da
respectiva região. Os residentes podem registar-se através de fichas inteligentes e em breve ter o acesso à água de alta qualidade 24 horas por dia. Para assegurar uma operação sustentável, os sistemas
operam sem lucro e são de fácil manutenção. Apenas uma pequena taxa de 0,10 Meticais (aprox. 0,001 euros) por litro de água será cobrada aos residentes que a utilizarem. Os engenheiros da Enteria estão determinados a tornar esta solução de abastecimento
de água sustentável.

Leia mais clicando AQUI

 

Tecnologia Alemã melhora distribuição de água em Moçambique
649

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

%d bloggers like this: