Terceira Turma da Incubadora de Talentos da MultiChoice já tem os 60 candidatos para 2022

Conheça a Turma de 2022 da Incubadora de Talentos da MultiChoice (MultiChoice Talent Factory – MTF)
Seleccionados 60 novos estudantes da 3.ª turma, para um programa académico de 12 meses totalmente financiados
MAPUTO A MultiChoice África mostra-se entusiasmada em dar as boas-vindas à nova geração de jovens criativos de cinema. Após um rigoroso processo de entrevista e adjudicação por especialistas em cinema e televisão, bem como pelos Directores Regionais da Academia, que durou cerca de 6 semanas e teve lugar em 13 países africanos, foram seleccionados 60 cineastas aspirantes representando a África Oriental, a África Austral e a África Ocidental. Os jovens seleccionados iniciarão o seu programa de formação de 12 meses nas Academias MTF, a partir de Outubro do ano em curso. A representar Moçambique temos a Melissa Babil e Nelson Faquirá, que estarão integrados na Academia MTF de Lusaka.

No seu terceiro ano, a MultiChoice Talent Factory formou e melhorou as competências de 120 cineastas emergentes em 13 países do continente, que fazem agora parte da crescente rede de antigos alunos da MTF, os quais têm levado histórias africanas a todo o mundo.

No início da pandemia, a MTF procurou formas de garantir que o seu programa fosse cumprido com o impacto esperado. Para este fim, tornou-se essencial alavancar relacionamentos com parceiros estratégicos que permitiram identificar soluções para os estudantes. Este esforço levou a oportunidades ainda maiores, pois os alunos beneficiaram de um curso de formação online intensivo de 3 semanas da New York Film Academy. Formulado em parceria com a NYFA, este curso faz agora parte do currículo da MTF, no qual a nova turma aprenderá como produzir micro-documentários, anúncios de serviço público, anúncios de televisão e vídeos musicais. Este tipo
de formação amplia o conjunto de competências e permite que os estudantes formados sejam economicamente activos em diversos sectores, não apenas na indústria cinematográfica.

O sucesso de qualquer programa académico pode ser medido pela contribuição feita por ex-alunos na indústria. Para visualizar como as academias MTF continuam a estimular as indústrias criativas de África, a MTF realizou uma pesquisa anual e constatou que, dos alunos que participaram na pesquisa da turma inaugural de 2019, 92% são economicamente activos na indústria. De acordo com a CEO da General Entertainment & Connected Video, Yolisa Phahle, tal é exactamente o que a indústria precisa e o motivo pelo qual a MTF foi lançada.

“Como o contador de histórias mais estimado de África, o nosso compromisso não é apenas contar histórias africanas autênticas, mas também investir nelas, é por isso que alguns dos nossos ex-alunos estão a trabalhar em produções da M-Net e Showmax. Actualmente, temos ex-alunos em 7 países a trabalhar em produções da M-Net e Showmax e a lista continua a crescer. Estão a ajudar-nos a concretizar a visão de levar as histórias africanas ao mundo com uma abordagem “hiperlocal”, produzindo conteúdos relevantes nas respectivas regiões do nosso continente, em oposição a uma estratégia única,” afirma Phahle.

O currículo da academia MTF foi formulado em conjunto com as instituições parceiras da MultiChoice Africa, designadamente, a Universidade Pan-Atlantic em Lagos, a Universidade Queniatta em Nairobi, e a Universidade da Zâmbia em Lusaka, as quais conferirão a respectiva qualificação do curso após a conclusão do programa da academia. Adicionalmente, a The Henley Business School oferecerá uma intervenção de orientação para os alunos no início e no final do programa de 12 meses, bem como workshops sobre Negócios para Criativos com foco no
empreendedorismo.

Para além da academia, a MTF disponibiliza de várias plataformas de aprendizado por toda a África. O segundo pilar do programa da MTF são as masterclasses da MTF, que têm como objectivo melhorar a qualificação dos profissionais do sector e os criativos emergentes, oferecendo acesso exclusivo a workshops de competências práticas conduzidas por especialistas de todo o continente. Através das masterclasses, a MTF formou mais de 1000 criativos desde 2019. O Portal MTF é o terceiro pilar, posicionando-se como um mercado digital pan-africano para mais de 40 mil criativos que estão registados e têm acesso a masterclasses e perfis online gratuitos.

Junte-se à conversa nas redes sociais da MTF com hashtag #MultiChoiceTalentFactory e siga/junte-se:
▪ Instagram: @multichoicetalentfactory
▪ Twitter: @MCTalentFactory
▪ Facebook: @multichoiceafricatalentfactory

Para qualquer questão sobre a MultiChoice Talent Factory, por favor, entre em contacto connosco
pelo email info@multichoicetalentfactory.com

Sobre a MultiChoice Talent Factory

O continente africano está mergulhado numa rica e diversificada história de vida apaixonante através da língua, arte, música e o contar de histórias. Como o continente continua a mudar rapidamente, a indústria do entretenimento tem se tornando cada vez mais relevante. A MultiChoice Africa identificou uma oportunidade neste ambiente de mudança rápido – uma que deixará um impacto duradouro na indústria criativa como um todo. A MultiChoice Talent Factory (MTF) é um programa de formação multifacetada (Academias, Masterclasses e Portal) criada pela MultiChoice Africa para alavancar positivamente a cadeia de valor técnico e profissional da indústria cinematográfica e televisiva em todo o continente. Como negócio nascido e criado em África temos um compromisso de longa duração para fazer a diferença socioeconómica nos países onde operamos. Como tal, esta
iniciativa irá ajudar a desempenhar um papel positivo no crescimento de indústrias criativas de África.
A MTF é uma iniciativa de valor partilhado que oferece uma plataforma para as indústrias criativas desenvolverem o seu talento e se envolverem através das suas paixões partilhadas. Através das Academias MTF em Nairobi, Lagos, Lusaka e Joanesburgo (cada ano, as academias seleccionam 74 pessoas talentosas de 14 países para participarem num programa de imersão académico e prático de 12 meses incluindo teoria e experiência prática em cinematografia, edição, produção de som e narração) estamos a construir um pipeline de bom conteúdo local para os nossos canais, enquanto as Masterclasses incidem no desenvolvimento de competências técnicas de criativos já estabelecidos em cinematografia, som e narração de histórias para melhorar a qualidade de produções locais sendo ministradas por especialistas líderes africanos e internacionais.
O Portal MTF é o fio de ouro que alia talento e oportunidades numa única plataforma. É um mercado digital pan-africano cinematográfico e televisivo que oferece acesso aberto e gratuito a criativos cinematográficos por todo o continente para exibirem o seu talento, acederem a oportunidades, manterem-se a par das notícias da indústria e expandirem as suas redes no sector. Através desta iniciativa, a MultiChoice Africa demonstra o seu compromisso de enriquecer vidas, desenvolvendo a arte de contar histórias inspiradas, fazer histórias locais e ao mesmo tempo aumentar o legado de conteúdo local nas nossas plataformas da DStv, GOtv e Showmax, e em última análise, continuar a exibir a rica herança cultural e a diversidade de África.

Mais informação disponível em www.multichoicetalentfactory.com

 82 

Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.