Algumas empresas e particulares que transportam passageiros usando a fronteira da Ponta D’Ouro com destino à Durban na vizinha África do Sul, paralisaram suas actividades ontem(29.01.2023), devido ao caos de violência que se vive nas rodovias daquele país.
Segundo escreve a Agência de Informação de Moçambique, citando Jonas Fumo, membro da Comissão de Transportadores da Junta, os motoristas “com chapas de matrícula nacionais receiam deslocar-se à África do Sul usando a fronteira da Ponta do Ouro”.
A Administradora do distrito de Matutuine na província de Maputo, Júlia Mwuitu, referiu que houve viaturas incendiadas no Sábado, a 90 quilómetros da fronteira, numa acção relacionada com conflitos locais com moçambicanos.
Não houve feridos, os passageiros foram assistidos pelas autoridades sul-africanas e escoltados de regresso a Moçambique.
Um motorista e testemunha de um dos assaltos, no Sábado (28.01), mas que conseguiu escapar, contou à AIM que os passageiros ficaram apeados enquanto o automóvel era incendiado.
Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.