Destaque
Trump Ordena Construção de ‘Domo de Ferro’ nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a construção de um sistema anti míssil nos mesmos moldes do Domo de Ferro, utilizado por Israel para interceptar rockets e drones. Este sistema de defesa, em funcionamento desde 2011, possui uma impressionante taxa de sucesso de 90%, o que o torna uma das defesas mais eficazes do mundo. O Domo de Ferro foi projectado para proteger Israel de ameaças de curto alcance, especialmente provenientes de grupos como o Hamas.
Em entrevista com o analista internacional Vladimir Feijó, doutor em Direito Internacional, ficou claro que parte deste sistema já foi desenvolvido em colaboração com os Estados Unidos e Israel. No entanto, Feijó alerta que a aplicação do modelo do Domo de Ferro nos EUA pode enfrentar dificuldades práticas. “Os EUA são muito maiores do que Israel, com mais cidades e muitos mais pontos estratégicos a proteger. Para defender todo o território americano, seria necessário implementar milhares de baterias, o que torna essa proposta de Trump mais simbólica do que prática”, explica Feijó.
A questão da necessidade de um sistema como o Domo de Ferro levanta a questão sobre possíveis inimigos dos EUA. Feijó destaca que, embora os Estados Unidos não tenham rivais de grandes potências que tenham ambições claras de atacar directamente o país, as potências como Rússia e China continuam a desenvolver capacidades militares que representam uma ameaça potencial, além de riscos terroristas.
Departamento de Justiça dos EUA Demite Funcionários
Em outra notícia, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou que demitiu funcionários envolvidos nos processos-crime contra Donald Trump. Embora o número exacto de demissões não tenha sido revelado, fontes indicam que mais de uma dezena de funcionários, incluindo promotores, foram afectados. Trump acusou o governo de Joe Biden de conduzir uma “caça às bruxas” política, e desde que assumiu o cargo, tomou medidas para substituir funcionários alinhados ao governo anterior por outros que compartilham de suas opiniões.
Mudança no Nome do Golfo do México
Trump também anunciou que a região conhecida como “Golfo do México” será rebatizada como “Golfo da América” no Google Maps dos Estados Unidos, como parte de um movimento para promover uma política de soberania nacional. A mudança, que só se aplicará no território americano, visa dar ao Golfo um nome mais “bonito”, segundo o presidente. Este tipo de alteração de nomenclatura, apesar de controvertido, já havia sido adoptado em outras disputas territoriais, como na questão do Mar do Sul da China.
Esses eventos refletem as estratégias de Trump em afirmar a soberania dos EUA e em ajustar os sistemas de defesa e comunicação do país de acordo com seus próprios interesses políticos. Embora suas iniciativas, como a construção do Domo de Ferro, possam ser vistas como uma tentativa de aumentar a segurança, elas também geram debates sobre viabilidade e impacto no cenário internacional.
Fonte: Conexão Record News.