TVSD É O PARCEIRO TECNOLÓGICO MOÇAMBICANO NA IMPLEMENTAÇÃO DO RADAR METEOROLÓGICO DOPPLER INAUGURADO NA CIDADE DA BEIRA

A instalação do radar meteorológico em Moçambique é fundamental para a prevenção de ciclones e fenómenos meteorológicos severos. • Equipamento permitirá a previsão do comportamento, em tempo real, da evolução de ciclones e tempestades tropicais com antecedência permitindo que as populações sejam avisadas e os organismos responsáveis consigam desenvolver estratégias de prevenção no sentido de minimizar os impactos.

No dia 19 de Abril, quarta-feira, foi oficialmente inaugurado na cidade da Beira, o radar meteorológico Doppler que permitirá o acompanhamento, em tempo real, de fenómenos meteorológicos extremos. Trata-se de um equipamento utilizado para localizar e estimar o nível, tipo e intensidade de precipitação – chuva, neve ou granizo –, tal como calcular seu deslocamento.

Neste projecto, a TVSD é a empresa moçambicana responsável pela implementação e instalação do radar e será também a responsável pela manutenção do mesmo nos próximos cinco anos o que revela, nas palavras do seu CEO, Sérgio dha Costa, que o País “tem a engenharia e conhecimentos necessários para assegurar o sucesso desta iniciativa, desde a arquitectura, engenharia civil e engenharias complementares”.

A empresa conta com a parceria do fabricante Vaisala, companhia finlandesa líder mundial de tecnologia de equipamentos meteorológicos, responsável pelo fabrico do radar e que providenciou formação e capacitação técnica a vinte trabalhadores do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) para operarem com o radar e extrair e interpretar a informação obtida pelo mesmo. A instalação deste radar em Moçambique – o único operacional em todo o território nacional – reveste-se da maior importância tendo em conta que o País é afectado constantemente por ciclones e intempéries meteorológicas severas devido à sua posição geográfica, pelo que o equipamento permitirá a previsão e o comportamento destas situações para que a população seja avisada antecipadamente e os organismos responsáveis consigam organizar-se no sentido de minimizar os impactos como os verificados pelo ciclone Idai.

Para Sérgio da Costa, “a entrada em funcionamento do radar meteorológico da Beira marca um ponto de viragem na forma como Moçambique encara um dos principais desafios do mundo actual: as alterações climáticas. E, nesse sentido, olhando de frente para as principais necessidades do País, e especificamente para as comunidades da zona Centro, a existência deste tipo de equipamento é fundamental para garantir a sua segurança e minimizar danos e, fundamentalmente, perdas humanas que são sempre de lamentar. Acreditamos que projectos como este têm uma importância crucial para a segurança de toda a população ao longo da costa de Moçambique, de norte a sul.”

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Activar notificações Sim Não, obrigado