UE acusa a Rússia de chantagear Polónia e Bulgária

0
Mãe e filho num bunker em Severodonetsk, no leste da Ucrânia, onde se têm concentrado as ações militares russas.© Yasuyoshi CHIBA / AFP

Mãe e filho num bunker em Severodonetsk, no leste da Ucrânia, onde se têm concentrado as ações militares russas.© Yasuyoshi CHIBA / AFP

A Rússia anunciou o fechamento das torneiras de gás à Polónia e Bulgária, e Von der Leyen promete que “a era dos combustíveis fósseis russos na Europa vai chegar ao fim”.

FONTE: Diário de Notícias

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, acusou esta quarta-feira a Rússia de “provocação” e de querer fazer “chantagem” com o corte de gás à Polónia e à Bulgária, prometendo uma resposta “imediata, unida e coordenada” dos 27 estados-membros.

“A era dos combustíveis fósseis russos na Europa vai chegar ao fim”, afirmou.

Entretanto, em Moscovo, o presidente russo, Vladimir Putin, ameaça responder com ataques “relâmpago” caso haja ingerência estrangeira na Ucrânia, falando do novo míssil hipersónico de que dispõe e que tem capacidade para atingir a Europa Ocidental e até os EUA. “Usá-lo-emos se for necessário. E quero que todos o saibam”, disse.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, rejeitou as acusações de “chantagem”, justificando o corte de gás com o facto de tanto Varsóvia como Sófia terem recusado pagar em rublos. Esta é uma exigência de Moscovo em resposta às sanções daqueles que apelida de “países hostis”. Segundo Peskov, a necessidade de cortar o gás “foi ditada pelo facto de uma quantidade significativa das nossas reservas terem sido bloqueadas ou, noutras palavras, roubadas. Por isso, não há questão de qualquer chantagem”.

Peskov avisou contudo que a situação poderá ser alargada a outros países, caso “rejeitem pagar sob o novo sistema”. Nessas circunstâncias, o decreto que estabelece que o gás pode ser cortado “obviamente será aplicado”. Países como a França e a Alemanha já recusaram o pagamento em rublos, com Von der Leyen a lembrar que isso representa uma violação às sanções adotadas pela União Europeia contra a Rússia em resposta à invasão da Ucrânia. Polónia e Bulgária já estão entretanto a receber gás dos vizinhos europeus, para suprir a falha do lado russo.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Activar notificações Sim Não, obrigado