...
Connect with us

Visão Notícias

Urge optimizar o potencial da Biotecnologia moderna e da Edição de Genomas

Published

on

A Secretária Permanente (SP) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Nilsa Miquidade, disse durante o Seminário de Sensibilização de Reguladores e Tomadores de Decisão sobre o uso da Tecnologia da Edição de Genomas (GEd) para Optimizar a Agricultura em África, que a iniciativa GEd está entre os esforços que visam tirar vantagem de todo o potencial da Biotecnologia moderna e da edição genómica, em particular, para estimular o crescimento industrial e desenvolvimento inclusivo.

Trata-se de um evento organizado pelo Centro Nacional de Biotecnologia e Biociências (CNBB), “Instituição Líder” da implementação da Estratégia de Comunicação e Advocacia da GEd, no âmbito da iniciativa promovida pelo Centro de Excelência em Ciência, Tecnologia e Inovação da Agência de Desenvolvimento da União Africana da NEPAD (CoESTI-AUDA-NEPAD), realizado recentemente em Maputo.

Advertisement

Segundo a SP, o exercício de busca de soluções para potenciar a prática de uma Agricultura sustentável no nosso país com base na investigação científica, são notórios os avanços alcançados e relatados na área de Agricultura com o uso da Biotecnologia, quer no que concerne ao aumento da produção e produtividade, assim como na resposta às adversidades bióticas (pragas e doenças) e abióticas (tolerância à seca, salinidade, flutuações térmicas, entre outros) que assolam os vários subsistemas da Agricultura.

“Como MCTES temos a compreensão clara do nosso dever e papel na promoção da materialização do desiderato de fazer da Ciência um veículo sustentável para aumentar os índices de produção e produtividade na Agricultura, por ser também nosso entendimento que o uso da investigação apropriada é um dos caminhos seguros para o aproveitamento e gestão sustentáveis dos recursos naturais de que se serve a Agricultura”, disse Nilsa Miquidade.

Advertisement

É neste contexto, que o Centro de Excelência em Ciência, Tecnologia e Inovação da AUDA-NEPAD (CoE STI), foi estabelecido para promover o uso e integração de inovações por meio de parcerias, ligando a ciência e a prática para acelerar a transformação socioeconómica de África, está liderando o projecto para optimizar a Agricultura em África.

Para iniciar a implementação desta iniciativa, a AUDA-NEPAD conduziu várias consultas aos diversos intervenientes e ou partes interessadas em alguns países africanos, de modo a aferir o interesse dos mesmos sobre o uso da Edição Genómica e seu potencial para a optimização da Agricultura. Este exercício de auscultação visava ainda recolher opiniões e orientações de especialistas nacionais, formuladores de políticas e tomadores de decisão para estruturar a capacidade da AUDA-NEPAD em apoiar os Estados Membros na apropriação da tecnologia da edição genómica.
Desta auscultação resultou que Moçambique apresentava um ambiente favorável para a implementação de acções que promovam a Tecnologia da Edição Genómica, tendo, portanto, sido indicado entre os 8 países prioritários para participar na fase piloto desta iniciativa.
São apontados como exemplos de sucesso no uso da Biotecnologia e em particular a edição genómica na Agricultura, especialmente em África e em espécies alimentares do dia-a-dia das populações, como o milho, a mandioca, a mapira, a banana, o trigo, o inhame, as galinhas, os cabritos e, outras ainda em fase experimental, os quais resultam da iniciativa do Centro de Excelência em Ciência, Tecnologia e Inovação AUDA-NEPAD.
É neste âmbito, que foi realizado o Seminário de Sensibilização de Reguladores e Tomadores de Decisão com o objectivo de criar consciência entre os participantes de modo a fornecer informação útil para motivar a elaboração e implementação de Políticas e Regulamentos críticos para moldar narrativas de Comunicação e Advocacia sobre a GEd. O seminário visou ainda criar sinergias para aumentar a adopção e a apropriação dos resultados das ferramentas de Edição Genómica que apoiarão a realização da Agenda 2063 da união africana — “A África que Queremos”.
Recorde-se que em Moçambique, a Agricultura é consagrada constitucionalmente como base de promoção do desenvolvimento do país, concorrendo para o efeito diversas razões, tais como, cerca de 70 por cento da população moçambicana vive da Agricultura; cerca de 26 por cento (mais de um quarto) do Produto Interno Bruto (PIB) provém da Agricultura, pelo que, toda iniciativa que permite
apoiar e acelerar o crescimento deste sector é de capital e vital importância para o país, principalmente neste contexto de crescimento populacional e profundas mudanças climáticas, factores que pressionam cada vez mais os sistemas produtivos.
Moçambique engajou-se em Março de 2023 com o Centro de Excelência em Ciência, Tecnologia e Inovação da AUDA-NEPAD na iniciativa da GEd para a optimização da Agricultura, onde envolveu Altos Dirigentes e Quadros Séniores de vários Ministérios, Instituições de Ensino Superior e de Investigação Científica relevantes, assim como outras Partes Interessadas, aqui representados nesta sala.
Do referido engajamento, o Centro Nacional de Biotecnologia e Biociências (CNBB), foi indicado como “Instituição Líder” da implementação desta Iniciativa em Moçambique. Importa frisar, que o Centro Nacional de Biotecnologia e Biociências (CNBB) é uma instituição tutelada pelo Ministro que superintende a área da Ciência e Tecnologia.
Após o engajamento, acto que simbolizou o compromisso de Moçambique com a Biotecnologia Moderna e com a tecnologia da Edição Genómica em particular, foi elaborada e validada a Estratégia de Comunicação e Advocacia e o respectivo Plano de Acção (ECA&PA) para a implementação da Edição Genómica (GEd) no país. A Estratégia de Comunicação e Advocacia e o respectivo Plano de Acção servem como guião para as actividades que irão permitir a comunicação e advocacia efectivas sobre a tecnologia da Edição Genómica.

Advertisement

No entanto, as experiências anteriores, no que tange à adopção de tecnologias no sector da Agricultura, mostram que o envolvimento dos principais intervenientes e ou partes interessadas, tais como, investigadores, fazedores de políticas, tomadores de decisão, produtores, comerciantes, a indústria, consumidores e sociedade em geral, ainda carece de uma melhoria para que estes actores tenham uma compreensão única e alinhada sobre a tecnologia de modo a fazerem as suas intervenções de forma informada e coordenada, daí que a implementação efectiva da Estratégia de Comunicação e Advocacia sobre a GEd é de extrema importância.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.