VENÂNCIO MONDLANE PODERÁ SE CANDIDATAR FORA DA RENAMO E APOIADO PELOS EXTRA PARLAMENTARES QUE NÃO EXERCEM NENHUM PODER PÚBLICO?

0

Corre nas redes sociais alguma informação aventando que Venâncio Mondlane pode realmente estar interessado em firmar-se como político, mas, fora da RENAMO.

Na mensagem que gira pelas redes sociais, Mondlane poderá, com apoio de mais de 15 partidos extraparlamentares, juntar-se ao PODEMOS ou mesmo MDM, para candidatar-se à Presidência da República.

Se assim for e Venâncio Mondlane juntar-se quer ao MDM, quer a outro partido político nacional, pode sujeitar-se a ficar fora da corrida presidencial de 09 de Outubro próximo.

Só para refrescar a memória dos moçambicanos:

Em 2018, Venâncio Mondlane foi afastado depois de uma votação, na sequência da impugnação solicitada pelo antigo partido, o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), que considerou ilegal a candidatura, por Mondlane ter renunciado ao mandato na Assembleia Municipal de Maputo em 2015.

Conforme a lei, “não é elegível a órgãos autárquicos: o cidadão que tiver renunciado ao mandato imediatamente anterior”.

Para travar a pretensão de Mondlane, no processo de votação, além do MDM, representantes da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), partido no poder, uma parte da sociedade civil votaram pela impugnação da candidatura de Mondlane, tendo o processo terminado com nove votos contra e sete a favor.

Venâncio Mondlane que puxa uma moldura humana incontável, apesar da força de vontade e política que carrega, está entre a parede e a espada, pois, se por um lado tem o apoio do povo para avançar, por outro, não tem apoio da RENAMO(militares), que começam a ovacionar Ossufo Momade para a reeleição e candidato presidencial para as Presidenciais, Provinciais e Legislativas de 09 de Outubro próximo.

No Domingo Venâncio Mondlane, poderá decidir se continua na RENAMO ou se junta ao MDM, que também nos bastidores, avança que o aceitaria de volta e formaria outra estratégia para que realmente a “Democracia”, seja efectiva em Moçambique.

Embora o MDM não assuma em público que quer realmente um candidato com Perfil de Venâncio Mondlane, almeja que ele aceite sua proposta de se juntar àquela formação política, aliás, é por ali que Venâncio Mondlane engrenou para Assembleia da República em 2014.

Há muita tinta a correr pelos próximos dias.

 

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *