VICE-MINISTRO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL PARTICIPA NO III CONGRESSO DA CONSILMO

0

 

O Vice-Ministro do Trabalho e Segurança Social, Rolinho Manuel Farnela, participou hoje, na cidade de Maputo no III Congresso da Confederação Nacional dos Sindicatos Independentes (CONSILMO), encontro que tem como objectivo eleger o secretário geral da agremiação bem como os órgãos que compõem a mesma.

Intervindo no acto de abertura, Farnela referiu que a actual dinâmica do mercado de trabalho, leva o Executivo a recomendar o diálogo e concentração social como único caminho para a resolução de todos diferendos que possam existir entre os trabalhadores e empregadores.

Farnela manifestou a sua preocupação perante situações que o país tem registado de trabalhadores e empregadores que não optam pelo diálogo social quando estão perante um conflito laboral.

“Temos notado com apreensão que nem todos(trabalhadores e empregadores) pautam pelo diálogo e concertação na gestão de conflitos laborais, preferindo enveredar pela realização de greves ilegais sem observância dos requisitos legais, dai que queremos repudiar o recurso a actos de vandalismo como o que temos assistido em algumas empresas”, disse.

A propósito da importância do diálogo e concertação social na resolução de diferendos entre trabalhadores e empregadores, o governante reconhece o papel inequívoco da CONSILMO que muito tem feito com vista a viabilização das boas relações laborais.

Aliás, a CONSILMO é membro da Comissão Consultiva do Trabalho, órgão que funciona como uma plataforma de consulta e construção de consensos dos três intervenientes principais responsáveis do diálogo e concertação social, nomeadamente, o Governo, Empregadores e Trabalhadores.

Motivados com os resultados alcançados naquele órgão, Rolinho Farnela aproveitou a ocasião para saudar a todas organizações sindicais do país, pelo seu empenho na luta em prol do acesso dos cidadãos, de ambos sexos, ao trabalho digno, complementando assim, os esforços do Governo na promoção do acesso universal ao trabalho digno.

Por outro lado, o Vice-Ministro do Trabalho e Segurança Social manifestou a sua satisfação pelo facto dos trabalhadores representados pela CONSILMO participarem activamente em diferentes organizações internacionais que Moçambique é membro, tais como a SADC, UA e OIT e ainda militando nas organizações internacionais e conferências próprias dos trabalhadores.

“Estamos aqui para vos incentivar a continuarem a lutar não só pelos direitos dos trabalhadores, mas também para a concentração de políticas laborais promotoras do desenvolvimento sustentável e do bem-estar de todos”, sublinhou.

Refira-se que o III Congresso da CONSILMO decorre sob lema A CONSILMO luta por um futuro melhor e pela igualdade para todos, tendo uma duração de dois dias.

Participam do encontro, delegados provinciais da agremiação entre outros convidados. DCI/MITSS

Arson Armindo
Author: Arson Armindo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Activar notificações Sim Não, obrigado