Um click para o muno das notícias! » Mundo » Xi Jinping: Coexistência pacífica é linha fundamental que China e EUA devem manter

Xi Jinping: Coexistência pacífica é linha fundamental que China e EUA devem manter

O presidente chinês, Xi Jinping, assinalou na Quarta-feira (15) que a coexistência pacífica é uma norma básica das relações internacionais e é a linha fundamental que a China e os Estados Unidos devem manter.

Ao proferir um discurso durante um banquete de boas-vindas organizado por grupos amistosos norte-americanos, Xi Jinping apontou que tomar a China, que persiste no desenvolvimento pacífico, como uma ameaça e promover o jogo de soma zero, de que “eu vou ganhar só quando você perder e você prosperará só quando eu declinar” é caminhar em direcção desviada.

O líder chinês afirmou que alcançou consensos importantes com o presidente norte-americano, Joe Biden, de que os dois países vão lançar mais medidas para facilitar os contactos interpessoais e intercâmbios culturais entre os dois países, incluindo o aumento de voos directos de passageiros, a realização de diálogos turísticos de alto nível e o aprimoramento do processo de solicitação de vistos.

Xi Jinping anunciou que a China está disposta a convidar 50 mil jovens norte-americanos para o país em programas de intercâmbio e estudo nos próximos cinco anos para aumentar os contactos entre os dois povos, especialmente entre os jovens.

O presidente chinês afirmou que a esperança das relações entre China e EUA reside nas suas populações, a sua base é estabelecida pelos dois povos, o seu futuro é criado pelos jovens das duas nações e o seu dinamismo fica nos intercâmbios inter-regionais.

Xi Jinping assinalou que o respeito mútuo é uma etiqueta básica para a convivência entre as pessoas e é uma norma fundamental para a convivência entre a China e os Estados Unidos. Os caminhos de desenvolvimento dos dois países são diferentes, mas ambos foram seleccionados pelos próprios povos e se dirigem aos valores comuns de toda a humanidade, motivo pelo qual ambos devem ser respeitados.

Tradução: Paula Chen

Revisão: Diego Goulart

FOTOS: Agência Xinhua

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Jornal Visão Moçambique. 2024 © Todos os direitos reservados.