Embraer promove o E195-E2 em Moçambique com foco em eficiência operacional

Durante o Fórum Empresarial Moçambique-Brasil, realizado em Maputo, a Embraer destacou o potencial do seu jacto E195-E2 para a aviação regional moçambicana, sublinhando a eficiência operacional que aeronaves com até 150 lugares podem trazer, especialmente num momento em que a LAM Mozambique Airlines planeia reforçar e renovar a sua frota.

João Taborda, vice-presidente da Embraer, explicou que o E195-E2, com capacidade para 146 passageiros, é o maior avião produzido pela empresa e líder mundial na categoria de aeronaves até 150 lugares. “Frequentemente vemos grandes aeronaves a voar com muitos assentos vazios. Isso é muito ineficiente e muito caro para as companhias aéreas,” afirmou.

O executivo realçou que aeronaves menores, como os E-Jets, oferecem maior flexibilidade e melhor ajustamento à procura real das rotas regionais. “Em vez de colocar todas as 200 pessoas num único avião, podemos fazer dois ou três voos por dia,” explicou, apontando que cerca de 85% das rotas aéreas no continente africano transportam menos de 200 passageiros diariamente.

A LAM, fundada em 1937, já utilizou uma variedade de aeronaves ao longo da sua história, incluindo modelos russos como o Ilyushin IL-62 e ocidentais de fuselagem larga como o DC-10, bem como jatos brasileiros E190.

Recentemente, o governo moçambicano reforçou a frota da companhia com a inclusão de um turboélice Q400, para 74 passageiros, e um Airbus A319, com 144 lugares. Segundo a primeira-ministra Benvinda Levi, a LAM receberá em breve dois Embraer E190 de primeira geração, com capacidade entre 90 e 114 passageiros, como parte do plano de revitalização da empresa.

O reforço da frota com os jatos E195-E2 e E190 representa uma aposta estratégica para assegurar a sustentabilidade da aviação regional em Moçambique, oferecendo eficiência, flexibilidade e melhor aproveitamento das rotas existentes.

Author: Redacção

Redacção

View Comments

Recent Posts

Renamo suspende António Pedro Muchanga por alegada violação grave dos estatutos do partido

O Conselho Jurisdicional da Renamo deliberou, esta semana, a suspensão de António Pedro Muchanga da…

22 horas ago

LAM cancela voos domésticos devido a problemas técnicos e operacionais

As Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) informam que, devido a problemas técnicos e operacionais, foram…

2 dias ago

R448 reaberta entre Chókwe e Macarretane

A Administração Nacional de Estradas (ANE) informa à população e aos utilizadores das vias nacionais…

2 dias ago

Ministra da Educação e Cultura entrega roupas e material escolar a crianças afetadas pelas inundações na Província de Maputo

A Ministra da Educação e Cultura, Samaria Tovela, associou-se neste sábado, 9 de fevereiro, aos…

2 dias ago

Marracuene Avança na Gestão de Resíduos Sólidos com Parceria entre Conselho Municipal e REVIMO

O Conselho Municipal de Marracuene e a empresa REVIMO, S.A. assinaram recentemente um Memorando de…

2 dias ago

OAM recebe PIMO para discussão de estratégia de assistência legal de interesse público

A Ordem dos Advogados de Moçambique (OAM) recebe, nesta quarta-feira, representantes do Partido Independente de…

2 dias ago

This website uses cookies.