GUETA CHAPO ENTREGA 251 BICICLETAS A LÍDERES COMUNITÁRIOS DA PROVÍNCIA DE MAPUTO

A Primeira-Dama da República, Gueta Chapo, procedeu, esta quinta-feira, 04 de Dezembro de 2025, na cidade da Matola, à entrega de 251 bicicletas aos líderes comunitários da província de Maputo, num gesto que visa reforçar a mobilidade e a capacidade de intervenção destes actores na base das comunidades.

A iniciativa enquadra-se no cumprimento de uma das promessas eleitorais assumidas no âmbito da valorização do papel dos líderes comunitários no processo de governação participativa e no alcance das metas de desenvolvimento do país.

Falando durante a cerimónia, Gueta Chapo destacou que os líderes comunitários desempenham um papel estratégico na mediação entre o Governo e as populações, sendo peças-chave na transmissão de mensagens institucionais, na mobilização social e na resolução de conflitos locais.

“A sua actuação é determinante para a promoção da coesão social, da cidadania, da paz e da defesa dos interesses colectivos. São verdadeiros actores de base, sem os quais o desenvolvimento não chega com a mesma força às comunidades”, afirmou a Primeira-Dama.

A esposa do Chefe de Estado explicou ainda que a oferta dos meios circulantes constitui um reconhecimento concreto do esforço diário desenvolvido pelos líderes comunitários, muitos dos quais percorrem longas distâncias no exercício das suas funções, enfrentando dificuldades de mobilidade.

“Este gesto é uma forma de valorizar o vosso trabalho árduo e de criar melhores condições para que continuem a servir as comunidades com mais eficácia”, acrescentou.

Os beneficiários, por sua vez, manifestaram satisfação e agradeceram o apoio, considerando que as bicicletas vão facilitar significativamente o acompanhamento das comunidades, o contacto com as autoridades locais e a resposta mais rápida às preocupações da população.

A entrega das bicicletas surge num momento em que o Governo reforça as acções de proximidade com as comunidades, apostando no fortalecimento da governação local e na participação activa dos cidadãos no processo de desenvolvimento.

Author: Redacção

Redacção

Recent Posts

Chefe da Brigada Central da FRELIMO na província de Maputo Apela à Produção para Minimizar Impacto da Crise dos Combustíveis

Francisco Mucanheia defende aumento da produção local como resposta à subida do custo de vida…

1 dia ago

A Revolução do Gás e a Mobilidade como Pilar da Dignidade Nacional: Uma Análise da Soberania Energética e Inclusão Social

Artigo de Opinião Por: Gustavo Machoco A Mobilidade como Infraestrutura de Cidadania A recente determinação…

1 dia ago

Governadora Mailza Assis leva brilho do Acre ao Rio de janeiro

Há lideranças públicas que administram. Outras inspiram. E há aquelas que conseguem fazer as duas…

1 dia ago

FIRMINO MUCAVEL ABANDONA ANAMOLA E REGRESSA À FRELIMO APÓS LIDERAR MANIFESTAÇÕES PÓS-ELEITORAIS EM RESSANO GARCIA

Firmino Mucavel, apontado como um dos principais rostos da mobilização política ligada a Venâncio Mondlane…

1 dia ago

Coalizão Rio promove encontro estratégico sobre Reforma Tributária e lança plataforma nacional de conexões empresariais

A reforma tributária já deixou de ser um tema restrito aos especialistas para se tornar…

3 dias ago

ASSEMBLEIA DEBATE LEGALIZAÇÃO DA POLIGAMIA Deputada da FRELIMO defende discussão aberta: “Temos que compartilhar os homens”

A Assembleia da República foi palco, nesta terça-feira, de um debate intenso e controverso em…

3 dias ago

This website uses cookies.