PR CHAPO DESTACA A GRANDEZA DE GUNDANA: “ÍCONE MONOLÍTICO” DA LIBERDADE E DA JUSTIÇA
O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, destacou este Sábado (13 de Dezembro), no Paços do Conselho Municipal de Maputo, a vasta trajectória política e patriótica de Feliciano Salomão Gundana, Herói Nacional, classificando-o como uma “figura incontornável da história moderna da República de Moçambique”. Segundo o Chefe de Estado, Gundana deixa um legado de “coragem, patriotismo, disciplina, integridade, lealdade e amor ao povo moçambicano”, valores que devem orientar as gerações actuais e futuras.
Nascido a 15 de Janeiro de 1940, Feliciano Gundana moldou a sua vida por princípios como disciplina, humildade, discrição, determinação, honestidade, integridade e lisura. O seu compromisso com a causa nacionalista iniciou-se cedo, tendo participado na fundação da União Democrática Nacional de Moçambique (UDENAMO), em 1960, e, posteriormente, na fundação da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), a 25 de Junho de 1962.
Em 1963, Gundana integrou o primeiro grupo de guerrilheiros da FRELIMO que recebeu treino militar na Argélia. Após a independência nacional, manteve-se activo na construção do Estado moçambicano. O Presidente Chapo sublinhou que esse envolvimento “não foi um gesto pontual ou circunstancial”, mas “um compromisso assumido para toda a vida, mantido até ao seu último dia”.
No plano político e administrativo, Feliciano Gundana exerceu diversas funções de elevada responsabilidade, destacando-se:
Segundo o Chefe de Estado, em todas estas missões Gundana distinguiu-se pela “serenidade, seriedade, firmeza, disciplina, integridade, lisura e notável capacidade de liderança”. O seu trabalho próximo das comunidades levou, inclusive, a que fosse considerado, em determinado período, “o melhor governador do país”.
Em vida, o Herói Nacional foi agraciado com a Ordem Socialista Trabalhista, recebeu o título de Herói Nacional em 2015 e foi distinguido como Doutor Honoris Causa em 2024 pela Universidade Zambeze. Para o Presidente da República, Feliciano Gundana permanecerá nos anais da história como um “ícone monolítico da defesa da liberdade, da justiça e um exímio servidor do povo moçambicano”.
O Conselho Jurisdicional da Renamo deliberou, esta semana, a suspensão de António Pedro Muchanga da…
As Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) informam que, devido a problemas técnicos e operacionais, foram…
A Administração Nacional de Estradas (ANE) informa à população e aos utilizadores das vias nacionais…
A Ministra da Educação e Cultura, Samaria Tovela, associou-se neste sábado, 9 de fevereiro, aos…
O Conselho Municipal de Marracuene e a empresa REVIMO, S.A. assinaram recentemente um Memorando de…
A Ordem dos Advogados de Moçambique (OAM) recebe, nesta quarta-feira, representantes do Partido Independente de…
This website uses cookies.