Os Juízes Conselheiros do Conselho Constitucional (CC) procederam à doação de 100.000,00 meticais às vítimas das cheias que assolam várias regiões do país, numa demonstração de solidariedade para com as famílias afectadas pela intempérie.
Segundo uma nota a que o Jornal Visão Moçambique teve acesso, o Conselho Constitucional esclarece que o valor monetário será canalizado à Instituição Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), entidade responsável pela coordenação da assistência humanitária às populações afectadas.
De acordo com o documento, a quantia resulta da contribuição correspondente a dois dias de salário dos Juízes Conselheiros e dos funcionários da instituição.
“Temos ciência de que, pela magnitude das carências de vária ordem que enfrentam, este gesto, no valor de 100.000,00Mt (cem mil meticais), fruto da contribuição de dois dias de salário dos Juízes Conselheiros e dos funcionários, constitui apenas uma gota nas gigantescas necessidades que a situação criou”, refere a nota.
Apesar de reconhecerem que o valor é modesto face à dimensão das necessidades, os doadores mostram-se esperançosos de que a união de esforços possa gerar um impacto significativo.
“Estamos esperançosos de que, se juntarmos as mãos de milhões de braços numa só força, cada um com a sua gota, criaremos impressionantes ondas de solidariedade e vamos vencer”, acrescenta o comunicado.
O Conselho Constitucional aproveita a ocasião para apelar à solidariedade de todos os moçambicanos, sublinhando que qualquer contribuição, por menor que seja, pode fazer a diferença.
“Cada gesto pode significar alimento, abrigo, água potável, medicamentos e esperança para quem tudo perdeu. Unamo-nos como irmãos e irmãs, estendendo a mão a quem mais precisa”, conclui a nota.
