Categories: Saúde

Cuba e os EUA também sancionam médicos: repercussões nos sistemas de saúde de 56 países

Foto: Pavel Danilyuk/Pexels

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Entenda o caso

Em todo o mundo, incluindo na Calábria, brigadas médicas cubanas estão ocupando hospitais e clínicas que, de outra forma, permaneceriam vazios. Mas agora, até mesmo o pagamento de seus salários expõe o governo a sanções.

A reportagem é de Alessia Candito, publicada por La Repubblica, 26-09-2026.

Ao visar Cuba, os Estados Unidos correm o risco de complicar o sistema de saúde em 56 países, incluindo a Itália, ou melhor, a Calábria. O motivo? São locais onde os hospitais funcionam em parte, senão principalmente, graças a médicos vindos de Cuba, sob programas e contratos específicos gerenciados pela estatal Comercializadora de Servicios Médicos Cubanos (CSMC). No fim de julho, a CSMC estava entre as entidades sancionadas pelos EUA, juntamente com altos funcionários e o ministro da Saúde, José Ángel Portal Miranda. E agora que o período de transição, a janela concedida para romper contatos e laços, terminou, os efeitos começam a ser sentidos: contas congeladas, contratos não renovados, acordos suspensos.

Já nos últimos meses, à medida que a estratégia dos EUA de asfixia econômica e financeira da ilha ganhava forma, a pressão diplomática levou vários países, incluindo Paraguai e Guatemala, a suspenderem seus programas. Com as sanções, o nível de pressão sobre terceiros países tornou-se praticamente insustentável.

Para os EUA, a CSMC é responsável por "tráfico de seres humanos" e "trabalho forçado" porque, para os médicos cubanos, a experiência no exterior é obrigatória e os médicos que trabalham no exterior são obrigados a pagar uma parte de seu salário à empresa.

Na realidade, o objetivo das sanções é inteiramente político: os programas de intercâmbio médico para a ilha são a principal fonte de divisas, que há anos sustentam os cofres do Estado com aproximadamente US$ 4 a 6 milhões por ano, destinados principalmente à compra de medicamentos e suprimentos médicos. Trata-se de um fluxo contínuo de dinheiro que os Estados Unidos pretendem interromper.

Possível? Mais ainda: provável, senão certo, porque o risco de sanções secundárias é significativo, ou seja, a possibilidade de um indivíduo, uma empresa ou um terceiro país acabar numa lista negra.

O mecanismo é simples. A ordem executiva dos EUA prevê formalmente apenas o congelamento dos fundos da entidade sancionada nos EUA e proíbe cidadãos e empresas americanas de fazerem negócios com ela. Trata-se de uma medida administrativa, que não pode ser contestada ou impugnada, que nenhum juiz avalia e — pelo menos no papel — não tem efeito fora das fronteiras do país. Mas, na prática, a entidade incluída na lista negra torna-se uma espécie de vítima da peste, correndo o risco de sofrer novas sanções caso negocie com ela. Os primeiros efeitos já foram sentidos na Itália.

O Bper, onde o CSMC tinha uma conta aberta, congelou-a unilateralmente, bloqueando transferências de entrada e impedindo os titulares das contas de acessarem os fundos depositados para pagar médicos que atuam em outros países. Exatamente a mesma coisa aconteceu com o A/i, o coletivo que por mais de vinte anos foi a espinha dorsal de TI do movimento, que acabou entre os grupos "antifa" sancionados pelos EUA. Logo depois, sua conta foi congelada pelo Banca Etica e ele foi forçado a encerrar suas operações, interrompendo o funcionamento de 6 mil contas de e-mail, 10 mil blogs, 5.500 listas de discussão e 1.500 sites. Mas, no caso das sanções contra o CSMC, as consequências potenciais são ainda mais abrangentes.

A espada de Dâmocles das sanções secundárias paira sobre todos os governos nacionais e regionais, mesmo aqueles com laços com a empresa na forma de salários de médicos. Na Calábria, a situação está se tornando crítica. Os cerca de 500 médicos cubanos — a Região declarou isso publicamente nos últimos meses, após sofrer pressão direta dos EUA — são cruciais para manter o sistema de saúde da região, que enfrenta dificuldades. Sem eles, departamentos inteiros, senão hospitais, fechariam.

Para evitar um confronto direto com a diplomacia americana, foi implementada uma operação meramente formal: parte da compensação acordada com a CSMC será paga diretamente aos 500 médicos cubanos em serviço, e o restante à empresa. E agora que as contas estão congeladas? Segundo o Diario de Cuba, estão aguardando para ver se e como os pagamentos poderão ser transferidos, na esperança de que o governo americano não agrave ainda mais a tensão ameaçando a região, seus líderes e autoridades com sanções secundárias. "No momento, tudo parece calmo", afirmam.

O que acontece agora

A situação é ainda mais complexa no chamado Sul Global, a começar pela Venezuela, devastada pelo terremoto e já sufocada por sanções que não foram totalmente suspensas mesmo após a queda de Nicolás Maduro. Só o país emprega 50% ou mais dos médicos cubanos no exterior, tanto em áreas urbanas periféricas quanto rurais, cada vez mais carentes de pessoal e recursos. No Caribe, com Jamaica, Bahamas, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia e Antígua e Barbuda totalmente dependentes de médicos cubanos para manter os padrões mínimos de assistência médica em cirurgia de emergência, anestesia, pediatria e terapia intensiva, estão sendo feitos esforços para solucionar a situação.

O risco é duplo. A manutenção das relações com a CSMC não só acarretaria o risco de sanções secundárias, como também de uma possível reclassificação da lista de países com risco de tráfico de seres humanos dos EUA, o que significaria o bloqueio da ajuda humanitária e o veto dos EUA ao financiamento do Fundo Monetário Internacional ou do Banco Mundial. Atualmente, o processo é desigual.

As Bahamas tentaram contornar a CSMC oferecendo aos médicos contratos individuais e uma autorização de trabalho em substituição ao visto especial vinculado à sua missão. No entanto, o obstáculo reside na rígida legislação cubana, recentemente endurecida, que proíbe os médicos de deixarem a missão, sob pena de cassação da licença, proibição de entrada no país por oito anos e confisco das contribuições acumuladas. Também é impossível legalizar, apresentar ou certificar documentos universitários, diplomas de especialização ou cartas de recomendação, frequentemente exigidos no exterior antes da assinatura de um contrato individual. E embora não esteja documentado, a reunificação familiar de médicos exilados também está se tornando mais complicada, com as famílias obrigadas a esperar indefinidamente por documentos e passaportes.

Outros países caribenhos estão tentando canalizar a cooperação por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) ou de fundos de desenvolvimento caribenhos, incluindo cláusulas explícitas que certificam a remuneração direta dos médicos e a liberdade de circulação. As transações financeiras para acomodação e logística são realizadas exclusivamente em moedas locais ou por meio de bancos regionais caribenhos que não utilizam bancos correspondentes americanos, reduzindo a exposição ao sistema financeiro dos EUA. Seria, então, um desafio para o médico transferir parte de seu salário para o Estado cubano. Se é que isso é possível.

Na África, em países como Angola, Gâmbia, Moçambique e Guiné-Bissau, onde os programas de saúde rural e de prevenção e controle de doenças infecciosas são inteiramente conduzidos por médicos cubanos, a espera é grande. Muitos tentam negociar com os EUA uma licença especial, uma espécie de salvo-conduto contra as sanções, por razões humanitárias e de saúde, ou cartas de conforto, cartas de garantia que autorizam o envio de médicos. Da ilha, o Ministro da Saúde acusa os Estados Unidos de praticarem extorsão descarada contra países que precisam de médicos e confirma que Cuba manterá, ou até mesmo fortalecerá, os programas. Mas, se as sanções permanecerem em vigor, é improvável que algum país conteste os Estados Unidos com uma renovação.

Segundo estimativas iniciais, a retirada de médicos deixaria milhões de pessoas sem cuidados primários, causando picos na mortalidade infantil e materna e o ressurgimento de doenças endêmicas não tratadas. A médio e longo prazo, em algumas áreas, a disponibilidade de serviços públicos especializados, de oftalmologia a ginecologia, desapareceria. E, à medida que o prazo para rescisão de contratos e vínculos se fecha, começa a contagem regressiva para o desastre.

Fonte original: Instituto Humanitas Unisinos – IHU

Ângelo Zacarias

Share
Published by
Ângelo Zacarias

Recent Posts

Médio Oriente: Guterres Defende Continuidade do Diálogo Entre EUA e Irão

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, apelou esta segunda-feira (28) aos Estados Unidos…

8 minutos ago

Senegal volta da Etiópia com vitória difícil e briga com Moçambique pela liderança

A seleção de Senegal conquistou uma valiosa vitória fora de casa diante da Etiópia, por…

8 minutos ago

Moçambique e Botsuana reforçam cooperação em áreas estratégicas

Moçambique e Botsuana deram um impulso às relações bilaterais com a assinatura de oito instrumentos…

8 minutos ago

CEDSIF – Concurso por Lances de Serviços de Tecnologia de Informação e Manutenção

Concurso por lances para contratação de serviços nas áreas de tecnologia de informação e manutenção.…

23 minutos ago

Moçambique estreia-se a vencer (e a golear) na qualificação com Geny a titular

Turma orientada por Chiquinho Conde bateu o Sudão por 4-1. Senegal também venceu

23 minutos ago

Governo cria empresa para “facilitar” aquisição de aeronaves para LAM

As três empresas estatais que adquiriram participações na empresa pública Air Moçambique (anteriormente conhecida como…

38 minutos ago

This website uses cookies.