A empresa Electromed, que opera no sector da Saúde em Moçambique, entregou hoje material médico-cirúrgico ao Ministério da Saúde (MISAU), com vista a apoiar as brigadas de saúde destacadas no atendimento às vítimas das cheias e inundações, com especial enfoque para a província de Gaza, uma das mais afectadas.
Falando no acto de entrega, o Director Comercial da Electromed, Milton Muiambo, afirmou que a iniciativa enquadra-se no compromisso da empresa em apoiar os esforços do Governo na mitigação dos impactos causados pelas cheias nas províncias afectadas.
“Estamos aqui em representação do Presidente do Conselho de Administração da Electromed, Omar Janfar, para nos juntarmos às acções do Governo com vista a mitigar o impacto das cheias e inundações, com destaque para a província de Gaza”, disse Muianbo.


Segundo o responsável, a Electromed, enquanto parceira do Ministério da Saúde, solidariza-se com a situação vivida pelas populações afectadas e pretende contribuir para o fortalecimento da resposta sanitária no terreno.
“Estamos sensibilizados com esta situação e, como parceiros do Ministério da Saúde, viemos dar a nossa contribuição para apoiar as brigadas de saúde destacadas para a assistência às vítimas das cheias e inundações, sobretudo na província de Gaza”, acrescentou.
Milton Muianbo explicou ainda que a entrega realizada é simbólica e corresponde a parte de um lote de cerca de 16 mil pares de luvas cirúrgicas de diferentes tamanhos, que serão encaminhadas ainda hoje para o Armazém Central do Ministério da Saúde.
Por sua vez, o Director Nacional de Assistência Médica, Nelson Mucopo, destacou a importância do apoio prestado pela Electromed, sublinhando que o sector da saúde enfrenta desafios acrescidos devido às cheias registadas na região sul do país.
“Recebemos uma manifestação de interesse da empresa Electromed, que se mostrou sensibilizada com a situação que o país atravessa este ano, particularmente nas províncias de Maputo Cidade, Maputo Província e Gaza. A empresa decidiu apoiar o Ministério da Saúde com alguns insumos médicos para mitigar as dificuldades actuais”, afirmou.
Nelson Mucopo referiu ainda que as equipas médicas encontram-se no terreno a prestar assistência às populações afectadas, tanto nas operações de resgate como no apoio médico contínuo nos centros de acomodação.
“As nossas equipas estão a dar todo o apoio possível, não só no resgate das pessoas afectadas, mas também na continuidade dos serviços médicos nos centros de acomodação onde estas populações foram acolhidas”, concluiu.
