Maputo, 19 de Janeiro de 2026 – O abastecimento de água potável na Região Metropolitana de Maputo está condicionado desde as primeiras horas desta segunda-feira, na sequência das inundações e da subida significativa do nível do rio Umbeluzi, informou a Águas de Moçambique, Instituto Público (AdeM, IP).
De acordo com um comunicado oficial, a situação afectou directamente a Estação de Tratamento de Água de Umbeluzi, localizada no distrito de Boane, comprometendo o fornecimento de água às cidades de Maputo, Matola, Matola Rio e à Vila de Boane.
A AdeM, IP explica que o fenómeno resulta das condições hidrológicas adversas registadas na bacia do Umbeluzi, provocadas pelas chuvas intensas que assolam a província de Maputo nos últimos dias.
Entretanto, a instituição garante que já estão em curso medidas alternativas de mitigação, com o objectivo de estabilizar o sistema e assegurar o restabelecimento gradual do abastecimento de água, assim que estejam reunidas as condições técnicas e operacionais necessárias. A previsão aponta para uma melhoria progressiva do fornecimento até ao final do dia de hoje.
A empresa pública assegura ainda que continua a monitorar atentamente a evolução da situação hidrológica, em coordenação com as autoridades competentes, apelando à compreensão e colaboração dos utentes.
Enquanto persistirem as restrições, a AdeM recomenda o uso racional da água disponível, de forma a minimizar os impactos do constrangimento no dia-a-dia da população.
