A Electricidade de Moçambique, (EDM), informa aos seus estimados clientes e ao público em geral da Província de Cabo Delgado que se encontra temporariamente impedida de prosseguir com os trabalhos de intervenção de emergência na Linha de Transporte de Energia Eléctrica, no troço Namialo – Metoro, que liga as Províncias de Nampula e Cabo Delgado, devido à intransitabilidade da via de acesso às infra-estruturas afectadas.
A situação resulta das chuvas intensas que continuam a afectar o Norte do País, as quais provocaram a degradação acentuada das vias de acesso, impossibilitando a circulação de meios pesados e equipamentos técnicos indispensáveis à execução segura dos trabalhos de reforço das torres de transporte de energia eléctrica que se encontram em situação de risco iminente de queda.
Não obstante os esforços desenvolvidos no terreno, as equipas técnicas da EDM foram forçadas a suspender temporariamente as actividades, uma vez que as actuais condições da via não garantem a segurança dos técnicos, dos equipamentos e das próprias infra-estruturas. A empresa encontra-se a avaliar, em coordenação com as entidades competentes, soluções alternativas de acesso, de modo a permitir a retoma dos trabalhos logo que estejam reunidas as condições mínimas de segurança.
Enquanto persistirem estas limitações de acesso, o fornecimento de energia eléctrica à Província de Cabo Delgado poderá continuar a registar perturbações, situação que a EDM acompanha com elevada preocupação, tendo em conta o impacto socioeconómico que a mesma representa para as populações e para as actividades em curso.
A Electricidade de Moçambique lamenta profundamente os transtornos causados aos clientes das zonas afectadas e ao público em geral, e apela à compreensão de todos, reafirmando o seu compromisso em restabelecer a normalidade do fornecimento de energia eléctrica logo que as condições de acesso o permitam, salvaguardando sempre a segurança das pessoas e das infra-estruturas.
