Assassinato de Elvino Dias: ARDH denuncia Egídio Vaz na PGR New

Por: Dávio David

Associação Rede dos Direitos Humanos (ARDH), apresentou nesta quarta-feira, uma queixa-crime à Procuradoria-geral da República (PGR), contra o deputado da Frelimo, Egídio Vaz, por alegadamente ter assumido publicamente ser um dos autores morais do assassinato do advogado Elvino Dias.

No documento que a Visão Moçambique teve acesso, a ARDH, exige a quebra de imunidade parlamentar de Egídio Vaz, até a conclusão do processo de investigação.

Em comunicado de imprensa, a aquela agremiação justifica que o referido procedimento surge em consequência de pronunciamentos amplamente difundidos, nos quais, Egídio Vaz afirmou ser o responsável pela morte de Elvino Vida e declarou que continuaria a matar durante os 50 anos de governação do partido Frelimo.

“Face à gravidade das declarações, a ARDH requereu igualmente a quebra da imunidade de Egídio Vaz, a fim de permitir o devido esclarecimento dos factos pelas instâncias competentes. A ARDH reafirma o seu compromisso na defesa da dignidade humana, no respeito pelos direitos fundamentais e na promoção de uma sociedade assente no Estado de Direito Democrático”, lê-se no documento.

A ARDH acusa o deputado, Egídio Vaz de cometer três crimes públicos, nomeadamente: Incitação ao ódio e violência, apologia pública ao crime e incitamento público a crime, através de suas publicações nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.