A manhã desta sexta-feira, 26 de Setembro de 2025, marcou o arranque de mais uma promessa eleitoral concretizada no município da Matola. O Presidente do Conselho Municipal, Júlio Parruque, procedeu ao lançamento da primeira pedra para a construção da estrada que ligará a zona verde de Ndlavela ao Cemitério Eugénio, numa extensão de 3,2 quilómetros.
O investimento, avaliado em 128 milhões de meticais provenientes de fundos próprios da edilidade, prevê-se concluído num prazo de doze meses.
Durante a cerimónia, realizada junto ao cemitério que, por sua vez, será cercado por um muro de vedação, o edil foi categórico: “Não há fim-de-semana longo, vamos trabalhar”, disse, referindo-se ao empenho exigido na execução do projecto.
Parruque sublinhou que a prioridade da autarquia não se resume apenas à construção de infraestruturas, mas também à criação de oportunidades de emprego.

Nesse sentido, apelou à empreiteira responsável pela obra a contratar preferencialmente mão-de-obra local, com destaque para os jovens. “Queremos que os nossos munícipes não sejam apenas espectadores, mas protagonistas. Que ganhem experiência, tenham rendimentos e melhorem a vida das suas famílias”, frisou.
O governante reiterou igualmente a exigência de qualidade e cumprimento rigoroso dos prazos, salientando que a durabilidade da estrada deve responder às necessidades da população.
Para os moradores de Ndlavela e zonas circunvizinhas, o projecto representa uma esperança antiga de melhor mobilidade e ligação às principais vias de circulação da Matola.
Com este empreendimento, a edilidade da Matola procura demonstrar que as promessas eleitorais feitas em campanha não ficam apenas no papel, mas traduzem-se em ações concretas para melhorar as condições de vida da população.