CTA APOIA À POPULAÇÃO AFECTADA PELO CICLONE FREDDY NA ZAMBÉZIA

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique, entrega  à população afectada pelo ciclone Freddy na Província da Zambézia. A doação é avaliada em 760 mil meticais e inclui kits de produtos alimentares, material de higiene e produtos para uso nos Centros de Saúde mormente para o programa de prevenção e combate à cólera

O apoio abrangeu, numa primeira fase, a Localidade da Madal, no Posto Administrativo de Maquival, Distrito de Quelimane, onde o Ciclone Fredy destruiu literalmente 2.250 habitações e um grande número de casas requere reabilitação de raiz. Os campos de cultivo de feijões, mandioca, milho, entre outros, que constituem as principais culturas de subsistência da população, perderam-se na totalidade, bem como os arrozais ficaram inundadas e por consequência perdida a safra. 

A Localidade da Madal situa-se “na porta da entrada da Cidade de Quelimane”, tendo ao sul o rio dos Bons Sinais, a este o Oceano Índico e ao norte a Localidade de Zalala (Maquival), e é constituído por 24 povoados, como cerca de 38.191 habitantes e 10.010 casas precárias. 

Como primeira fase, procedeu-se à entrega simbólica do donativo, acto presenciado por sua Excelência Secretária do Estado da Província da Zambézia, Cristina de Jesus Xavier Mafumo, o Delegado do INGD, o Médico Chefe Provincial, Presidente do CEP, membros dos Pelouros e Presidentes de algumas associações.

Na segunda fase, procedeu-se a distribuição de 1.530 kits de produtos alimentares para igual número de famílias na Localidade da Madal, tendo abrangido os povoados de Nacuecha, Naivire, Mussuluga, Varela, Gumira, Mucora, Milato, Murtane e Navilembo.

Como forma de assistir os mais carentes, procedeu-se a uma selecção criteriosa das famílias que requeriam maior apoio, tendo sido elaborado, previamente, uma lista que serviu de base para a entrega dos kits.

Participaram neste programa Líderes Comunitários, Presidente da Localidade da Madal, alguns voluntários da Cidade de Quelimane, membros dos CEP e de algumas associações empresariais.

Já na terceira e última fase, procedeu-se a entrega de materiais de higiene e de produtos no âmbito de prevenção e mitigação da cólera ao Centro de Medicamentos da Província da Zambézia, cujo acto foi presenciado pelo Médico Chefe Provincial, acompanhado pelo responsável do Armazém de Medicamentos, estando ainda presentes os membros dos CEP e de algumas associações empresariais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.