Por: Dávio David
A Embaixada da Ordem Soberana Militar de Malta na República de Moçambique, informa que o empresário português da NBC, sequestrado na manhã desta quarta-feira, na Baixa da capital, chama-se Francisco José Casquinha Cêra, marido da secretária da Embaixada da Ordem Soberana Militar de Malta, e Encarregada de Negócios dos assuntos correntes.

Ordem Soberana de Malta é uma das instituições mais antigas da civilização ocidental e cristã. Uma ordem religiosa leiga da Igreja Católica desde 1113 e sujeito de direito internacional, a Ordem Soberana de Malta tem relações diplomáticas com mais de 100 Estados e a União Europeia, e estatuto de observador permanente nas Nações Unidas. É neutro, imparcial e apolítico.
Hoje, a Ordem de Malta está ativa em 130 países cuidando de pessoas necessitadas através dos seus trabalhos médicos, sociais e humanitários. No dia-a-dia, o seu amplo espectro de projetos sociais proporciona um apoio constante aos membros esquecidos ou excluídos da sociedade. Está especialmente envolvida em ajudar as pessoas que vivem no meio de conflitos armados e catástrofes naturais, prestando assistência médica, prestando cuidados aos refugiados e distribuindo medicamentos e equipamentos básicos de sobrevivência.
Em todo o mundo, a Ordem de Malta dedica-se à preservação da dignidade humana e ao cuidado de todos os necessitados, independentemente da sua origem ou religião.
Fundada em Jerusalém no século XI, a Ordem de Malta tem uma longa história de serviço aos vulneráveis e aos doentes. Esta história de 900 anos reflete-se no seu nome completo: Ordem Soberana, Militar e Hospitalária de S. João de Jerusalém, de Rodes e de Malta. Desde 1834 que a sede do governo da Ordem de Malta está em Roma, onde são garantidos os direitos extraterritoriais.
Através de uma nota, que o Visão Moçambique teve acesso, a Embaixada manifesta sua indignação com o rapto do cidadão Português, Francisco José Casquinha Cêra, ocorrido hoje aos 07 de Outubro de 2025, por volta das 06h30 da manhã, à entrada do seu escritório da NBC Representações, sita na Rua Zedequias Manganhela, nr 1295 na Cidade de Maputo
De acordo com a fonte, a Embaixada informa que o Sr. Francisco José Casquinha Cera, é conjuge da Sra. Ana Paula Pires dos Santos Pinto Cêra, diplomata, desta Embaixada, exercendo as funções de Secretária da Embaixada e Encarregada de Negócios dos assuntos correntes, portadora do cartão nr. 241/GPED-2019, válido até 02/09/2029
“A Embaixada da Ordem Soberana Militar de Malta na República de Moçambique agradece, antecipadamente, a atenção dispensada e reitera ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da República de Moçambique”, lê-se no documento.
Refira-se que Francisco José Casquinha Cêra foi hoje sequestrado por cinco indivíduos armados, que se faziam transportar numa viatura de marca Prado, sem matrícula quando acabava de sair da sua viatura, de marca Range Rover.