LAM em Turbulência: Incidente Aéreo, Segurança em Risco e Conflitos Internos

LAM em Turbulência: Incidente Aéreo, Segurança em Risco e Conflitos Internos

A reestruturação das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) enfrenta desafios críticos após um incidente grave com a nova aeronave Bombardier Q400. No dia 21 de Agosto de 2025, a aeronave sofreu um apagão nos instrumentos de navegação 15 minutos após a decolagem, obrigando a um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Maputo.

Passageiros relataram alívio após a aterragem, com alguns aplaudindo. Salomão Moyana, jornalista da MBC TV, expressou preocupação:

“Quando é assim, começamos a ter medo pela segurança das pessoas que voam. Não podemos, na ânsia da reestruturação, pôr em risco a vida dos cidadãos.”

A aeronave, adquirida pelo Governo por cerca de 6 milhões de dólares, é de segunda mão. Moyana destacou que, apesar de comum no sector, a recorrência de falhas em curto espaço de tempo é alarmante.

Além disso, Moyana alertou para tensões internas na LAM. Citando Agostinho Langa, presidente dos Caminhos de Ferro de Moçambique, afirmou que existem pessoas na nova direcção da LAM que foram anteriormente afastadas por má conduta e agora retornaram à gestão executiva.

“Há pessoas na nova direcção da LAM que foram expulsas da empresa no passado, e que agora voltam, apesar de terem processos na PGR e no anticorrupção”, disse Moyana.

Ele enfatizou a necessidade de vigilância interna rigorosa para evitar que lutas internas comprometam a segurança operacional da companhia aérea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.