Xi apresenta proposta de cinco pontos para a construção de uma comunidade Ásia-Pacífico New

GYEONGJU, Coreia do Sul, 31 de Outubro (Xinhua) — O Presidente chinês Xi Jinping apresentou, nesta sexta-feira, uma proposta de cinco pontos para promover uma globalização económica inclusiva e benéfica para todos e construir uma comunidade Ásia-Pacífico.

Xi fez o pronunciamento durante o seu discurso intitulado “Construir uma Economia Ásia-Pacífico Aberta e Inclusiva para Todos”, na primeira sessão da 32.ª Reunião de Líderes Económicos da Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), realizada em Gyeongju, Coreia do Sul.

Ao longo de mais de 30 anos desde a sua criação, a APEC tem liderado a ascensão da região no desenvolvimento económico global aberto, tornando a Ásia-Pacífico a região mais dinâmica da economia mundial, observou Xi.

Actualmente, mudanças sem precedentes em um século estão a acelerar em todo o mundo, e a região Ásia-Pacífico enfrenta crescentes incertezas e factores de instabilidade no seu processo de desenvolvimento, advertiu o Presidente chinês, acrescentando que, “quanto mais agitadas forem as águas, mais os membros da APEC devem unir-se”.

Xi apelou aos membros da APEC para que permaneçam fiéis à missão fundadora da organização — promover o crescimento económico e melhorar as condições de vida das populações — e para que defendam o desenvolvimento aberto, onde todos partilham as oportunidades e prosperam em conjunto. Exortou ainda a promoção de uma globalização económica inclusiva e benéfica para todos e a construção de uma comunidade Ásia-Pacífico coesa.

A PROPOSTA DE CINCO PONTOS DE XI JINPING

Primeiro, Xi apelou a esforços conjuntos para salvaguardar o sistema multilateral de comércio. Exortou os membros da APEC a praticarem o verdadeiro multilateralismo, reforçando a autoridade e eficácia da Organização Mundial do Comércio (OMC), e a actualizarem as regras internacionais de economia e comércio para reflectirem os tempos actuais, de modo a proteger melhor os direitos e interesses legítimos dos países em desenvolvimento.

Segundo, defendeu a criação de um ambiente económico aberto na região. Xi instou os membros da APEC a promover continuamente a liberalização e facilitação do comércio e do investimento, aprofundar a cooperação fiscal e financeira, avançar de forma constante na integração económica regional e fortalecer o alinhamento e o progresso colaborativo, de modo a impulsionar o desenvolvimento da Área de Livre Comércio da Ásia-Pacífico.

Terceiro, Xi apelou à cooperação para manter cadeias industriais e de abastecimento estáveis e fluidas.
Os membros da APEC devem trabalhar juntos em vez de se afastarem, fortalecer os laços em vez de os romperem, ampliar os interesses comuns e apoiar o desenvolvimento aberto das cadeias de abastecimento. Devem ainda alcançar resultados concretos na conectividade física, institucional e interpessoal, consolidando assim as bases do desenvolvimento aberto na região Ásia-Pacífico, afirmou Xi.

Quarto, o Presidente chinês defendeu o avanço da transformação digital e verde do comércio. Encorajou esforços para tornar as tecnologias digitais um catalisador do comércio transfronteiriço, eliminar barreiras ambientais e ampliar a cooperação em indústrias verdes, energias limpas e minerais sustentáveis.

Quinto, Xi exortou a região Ásia-Pacífico a promover conjuntamente um desenvolvimento inclusivo e benéfico para todos. Pediu esforços conjuntos para manter o desenvolvimento centrado nas pessoas, abordar os desequilíbrios no desenvolvimento e promover uma globalização económica mais inclusiva, sustentável e vantajosa para todos os povos da região.

Xi recordou que a China está a trabalhar com diversos países para promover o desenvolvimento de alta qualidade da Iniciativa Cinturão e Rota (Belt and Road Initiative), comprometendo-se com o desenvolvimento comum e a prosperidade partilhada entre todas as nações.

Sublinhou ainda que a China mantém como política de Estado a abertura ao exterior, tomando medidas concretas para impulsionar uma economia mundial aberta.

Referindo-se às recomendações aprovadas na 4.ª Sessão Plenária do 20.º Comité Central do Partido Comunista da China, para a elaboração do 15.º Plano Quinquenal, Xi afirmou que o país aproveitará essa oportunidade para aprofundar de forma abrangente as reformas, ampliar a abertura de alto nível e criar novas oportunidades para a Ásia-Pacífico e o mundo, através dos novos avanços da modernização chinesa.

O Presidente chinês Xi Jinping participa na primeira sessão da 32.ª Reunião de Líderes Económicos da Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC) e profere um discurso intitulado “Construir uma Economia Ásia-Pacífico Aberta e Inclusiva para Todos”, em Gyeongju, Coreia do Sul, a 31 de Outubro de 2025.
A primeira sessão da 32.ª Reunião de Líderes Económicos da APEC teve início nesta sexta-feira, em Gyeongju, Coreia do Sul. (Xinhua/Huang Jingwen)

O Presidente chinês Xi Jinping foi calorosamente recebido pelo Presidente sul-coreano Lee Jae-myung à sua chegada para a primeira sessão da 32.ª Reunião de Líderes Económicos da Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), realizada em Gyeongju, Coreia do Sul, a 31 de Outubro de 2025.
A primeira sessão da 32.ª Reunião de Líderes Económicos da APEC teve início nesta sexta-feira, em Gyeongju, Coreia do Sul. Xi participou no encontro e proferiu um discurso intitulado “Construir uma Economia Ásia-Pacífico Aberta e Inclusiva para Todos”. (Xinhua/Huang Jingwen)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.