Por: Dávio David
O Presidente dos Estados Unidos de America, Donald Trump assinou ontem, um memorando histórico para envio de tropas da Guarda Nacional e agentes federais para a cidade caótica de Memphis, Tennessee, com o objetivo de combater os cartéis criminosos.

A decisão de Donald Trump, de “limpar” de cidade à cidade, parece estar a surtir efeito, no combate ao crime violento, nos Estados Unidos de America.
O modelo ora escolhido para combater a criminalidade violenta em Memphis, é o mesmo aplicado em Washington DC, onde o índice de criminalidade reduziu drasticamente desde a sua administração.
Para Memphis, Donald Trump, assinou esta segunda-feira uma ordem para enviar uma tropa conjunta da Guarda Nacional, à semelhança do mesmo destacamento na capital do país, Washington DC.
Donald Trump fez o anúncio, ontem, ao vivo para imprensa na Sala Oval da Casa Branca, durante uma visita do governador republicano do estado do Tennessee (sul), Bill Lee, definindo o novo destacamento como uma “réplica dos esforços extraordinariamente bem-sucedidos” em Washington, onde destacou tropas e federalizou a força policial local, também alegando o combate à criminalidade.
A investida em Memphis , cidade que tal como a capital tem um presidente de câmara democrata, envolve, além das tropas, responsáveis das agências federais de investigação criminal (FBI), anti-narcotráfico (DEA) e de imigração e alfândegas (ICE), entre outras, adiantou Trump.

“Estamos agora a enviar uma grande força”, sublinhou Trump, na presença de alguns senadores e autoridades da segurança nacional.
A cidade de Memphis, lida há anos com problemas dramáticos de violência armada, e em 2023 registou um recorde de mais de 390 homicídios.
O governador do Tennessee enalteceu, entretanto, o envio de tropas paramilitares num aumento mais amplo da força policial em Memphis, afirmando estar “cansado do crime que está a atrasar o desenvolvimento econômico e social da “grande” cidade de Memphis”.
Trump pondera igualmente enviar a tropa da Guarda Nacional para outra cidade caótica nas estáticas de criminalidade, a cidade de Chicago, tomada pelos cartéis de droga, tráfico de armas, prostituição e de órgãos humanos.