Estranho silêncio de Portugal no caso de sequestro de Francisco Casquinha New

O Jornal Visão Moçambique traz, na sua edição n.º 248 de 10 de Outubro de 2025, uma investigação que levanta sérias questões sobre o alegado silêncio das autoridades portuguesas em relação ao caso do sequestro do empresário Francisco Casquinha, raptado recentemente em Maputo.

Casquinha, figura conhecida no meio empresarial e com ligações a círculos diplomáticos, tornou-se protagonista de mais um episódio que expõe as fragilidades da segurança e a crescente onda de raptos que assola a capital moçambicana. O facto de Portugal — país de onde o empresário é oriundo — ainda não ter reagido oficialmente, gera perplexidade e debate entre cidadãos e observadores atentos à relação bilateral entre Maputo e Lisboa.

Além deste tema central, a edição traz uma entrevista exclusiva com Daviz Simango Carige, que comenta o Prémio PMR África e desafia a postura dos que considera “lambe-botas”. Carige defende que Moçambique, e em particular a cidade da Beira, deve ser visto como um “ponto de referência nacional”, destacando a necessidade de transformar os desafios em soluções.

O Jornal Visão Moçambique também aborda, em páginas interiores, acusações graves do jurista Muchanga, que aponta alegado envolvimento de magistrados em esquemas de raptos, acendendo ainda mais as discussões sobre corrupção e impunidade no sistema judicial.

Esta edição, marcada por investigação profunda e entrevistas incisivas, está disponível em formato impresso, online e PDF.

Assine já por apenas 100MT por semana através do M-Pesa, Ponto24, Izi, Emola ou Standard Bank.
Contacte: 82 830 6290 ou visite www.jornalvisaomoz.com
(https://www.jornalvisaomoz.com) para garantir acesso imediato às nossas reportagens exclusivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.