Preço da castanha de caju fixado em 45 meticais New

Os intervenientes da cadeia de valor da castanha de caju acordaram, esta sexta-feira (10), em reunião do Comité de Amêndoas, fixar o preço de 45 meticais por quilograma para a compra ao produtor durante a campanha agrícola 2025–2026.

A sessão foi presidida pelo Secretário de Estado do Mar e Pescas, Momede Juízo, que explicou que o preço consensualizado entre os diferentes actores da cadeia poderá ser reajustado conforme a variação dos preços no mercado internacional.

Segundo o governante, o sector tem registado níveis assinaláveis de crescimento nas últimas campanhas, recordando que Moçambique foi, no passado, o maior produtor mundial de castanha de caju, com cerca de 200 mil toneladas comercializadas e 40% da quota global de mercado.

Após um período de desaceleração, o país voltou a demonstrar capacidade produtiva, alcançando 195.500 toneladas de produção comercializada na campanha 2024/2025, um marco considerado expressivo pelo Comité de Amêndoas.

Momede Juízo destacou ainda que o crescimento do sector de processamento tem desempenhado um papel essencial na agregação de valor ao produto, permitindo satisfazer as demandas dos mercados interno, regional e internacional de amêndoas.

“A adopção de estratégias correctas para incentivar a produção e o processamento da castanha permitirá ao país competir de forma vantajosa com os principais exportadores mundiais desta cultura”, afirmou o Secretário de Estado, sublinhando a importância de garantir que todos os intervenientes da cadeia de valor sejam justamente remunerados como forma de assegurar a sustentabilidade e expansão do sector.

Um dos grandes avanços desta campanha é a abertura do mercado chinês para a exportação de castanha de caju e macadâmia moçambicanas, um passo que, segundo as autoridades, trará benefícios directos aos produtores, processadores e exportadores nacionais.

A nova rota comercial deverá impulsionar o Produto Interno Bruto (PIB) e reforçar a balança comercial, consolidando o posicionamento de Moçambique como um actor competitivo na indústria global da castanha de caju.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.