O Presidente da República, Daniel Chapo, destacou esta terça-feira, em Washington, o reforço das relações de cooperação entre Moçambique e a Corporação Financeira para o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (DFC), com enfoque na mobilização de financiamento para projectos estruturantes nos sectores de energia, infra-estruturas, agricultura, indústria e turismo.
De acordo com o Chefe do Estado, esta parceria tem vindo a permitir a concretização de investimentos de grande impacto económico e social, destacando-se a Central Térmica de Temane, a Linha de Transmissão Temane–Maputo e o apoio a projectos de gás natural na Bacia do Rovuma.
Chapo revelou ainda que estão em preparação novos projectos, com destaque para uma central eléctrica em Namaacha, enquadrada na estratégia nacional de expansão da capacidade energética e de dinamização da industrialização.
O Presidente reiterou a ambição de Moçambique se firmar como um hub regional de energia, capaz de assegurar o abastecimento interno e contribuir para o desenvolvimento da região austral de África. Nesse sentido, reforçou o apelo ao investimento internacional em sectores prioritários que gerem emprego, estimulem a economia e melhorem as condições de vida dos moçambicanos.





