A Sede do Posto Administrativo de Galinha, no Distrito de Muanza, ProvÃncia de Sofala, está desde dia 13 de Abril, com à Rede Eléctrica Nacional EDM. Com a ligação de Galinha, passa para 31 o número de PAs eletrificados na ProvÃncia de Sofala, dos 33 existentes.
A eletrificação do Posto Administrativa de Galinha consistiu na construção de 32km de Linha de Média Tensão a 33 kV, a partir do Povoado de Derunde, no Distrito de Muanza. O projecto inclui a montagem de 5 Transformadores de Distribuição de 100kVA, Construção de 10km de Rede de Baixa Tensão, Montagem de 150 Candeeiros de Iluminação Pública e ligação de 500 Novos Consumidores. O projecto foi financiado, na sua totalidade, pelo Governo de Moçambique, num montante de 113 milhões de meticais.
Em termos de infra-estrutura eléctrica para os Postos Administrativos no presente ano, foram construÃdos 87km de Rede de Média Tensão, 25km de Baixa Tensão e montados 12 Postos de Transformação.
Galinha é o terceiro a ser ligado no presente ano de 2023, elevando para 50 o número de PAs electrificados, desde 2020.
A EDM reconhece o papel preponderante que a energia eléctrica desempenha no desenvolvimento nacional, através da criação de condições para impulsionar a industrialização e modernização da economia do PaÃs, gerando o aumento da produção e da produtividade agrÃcola, bem como a criação de postos de trabalho e geração de renda.
A EDM continua a apostar na expansão da rede eléctrica nacional, como um dos pilares de desenvolvimento económico e reafirma o compromisso de electrificar todos os Postos Administrativos, até 2024, conforme estabelecido no Programa Quinquenal do Governo.
MAIS...
Nacionalidade moçambicana está a venda a partir 40 mil meticais!
Uma investigação do CIP (Centro de Integridade Pública) desvenda esquema que funciona a partir da Conservatória dos Registos Centrais em...
Mulher de 70 anos dá parto a gêmeos no Uganda e está saudável
Uma mulher de 70 anos deu à luz gémeos num hospital do Uganda, após ter sido submetida a um tratamento...
ÃLTIMA HORA: Protagonista da fraude eleitoral em Namarroi nomeado director do STAE
A afirmativa de que “o crime compensa” é uma narrativa desoladora, especialmente diante dos recentes acontecimentos que parecem corroborar essa ideia. Em uma nação onde a educação é proclamada como o caminho para o sucesso, torna-se preocupante ver a juventude desmotivada a buscar os caminhos legÃtimos para alcançar seus objetivos.
Comentários do Facebook
Tribunais distritais tem competência para anular eleições – O CC fez o que não devia
[caption id="" align="aligncenter" width="640"] âSupremoâ clarifica que tribunais distritais têm competência para anular eleições[/caption] O Tribunal Supremo nega que os...
ÃLTIMA HORA: Governador da Zambézia “manda passear” a opinião dos ambientalistas sobre a exploração de areias pesadas
Pio Matos, numa entrevista que concedeu uma entrevista ao Diário da Zambézia em Setembro último, terá dito que a exploração...
Comentários do Facebook