Posto Administrativo de Galinha em Sofala com Rede Elétrica Nacional

A Sede do Posto Administrativo  de Galinha, no Distrito de Muanza, Província de Sofala, está desde dia 13 de Abril, com  à Rede Eléctrica Nacional EDM. Com a ligação de Galinha, passa para 31 o número de PAs eletrificados na Província de Sofala, dos 33 existentes.

A eletrificação do Posto Administrativa  de Galinha consistiu na construção de 32km de Linha de Média Tensão a 33 kV, a partir do Povoado de Derunde, no Distrito de Muanza. O projecto inclui a montagem de 5 Transformadores de Distribuição de 100kVA, Construção de 10km de Rede de Baixa Tensão, Montagem de 150 Candeeiros de Iluminação Pública e ligação de 500 Novos Consumidores. O projecto foi financiado, na sua totalidade, pelo Governo de Moçambique, num montante de 113 milhões de meticais.

Em termos de infra-estrutura eléctrica para os Postos Administrativos no presente ano, foram construídos 87km de Rede de Média Tensão, 25km de Baixa Tensão e montados 12 Postos de Transformação.

Galinha é o terceiro a ser ligado no presente ano de 2023, elevando para 50 o número de PAs electrificados, desde 2020.

A EDM reconhece o papel preponderante que a energia eléctrica desempenha no desenvolvimento nacional, através da criação de condições para impulsionar a industrialização e modernização da economia do País, gerando o aumento da produção e da produtividade agrícola, bem como a criação de postos de trabalho e geração de renda.

A EDM continua a apostar na expansão da rede eléctrica nacional, como um dos pilares de desenvolvimento económico e reafirma o compromisso de electrificar todos os Postos Administrativos, até 2024, conforme estabelecido no Programa Quinquenal do Governo.