Opiniã » Jornal Visão Moçambique

SER POBRE NÃO IMPLICA SER HUMILDE

Por: ZULFIKAR ABDURREMANE Variadas vezes, acreditamos, nós os leigos de valores sociais, que a humildade está associada ao respeito, ao sentimento de pequenez em relação ao outro, mesmo sabendo que…

O AGENTE EXEMPLAR ESTÁ LONGE(ESCASSO) DE SER ENCONTRADO EM MOÇAMBIQUE

Circula nas redes sociais um vídeo amador onde se pode ver dois agentes da Polícia da República de Moçambique(PRM), que enquanto tentam tirar sua viatura estacionada um deles sem remorsos…

“Estamos na era em que as pessoas morrem de fome não só pela pobreza, mas também pela vaidade” – Augusto Nhantumbo

Ah, vaidade! Como viver em um mundo onde beleza é o factor primordial entre os humanos? Como atrair a admiração sem vaidade? Quais os segredos da vaidade? Até onde vai…

PCA DO MOZA BANCO ANDA EQUIVOCADO SOBRE A IMAGEM DOS JORNALISTAS NACIONAIS 

Na manhã de ontem, 15 de Dezembro no evento da premiação do concurso jornalístico sobre “Violência Baseada no Género”, o PCA do Moza Banco, João Figueiredo fez um discurso que…

Se nos preparamos para o casamento , por que não nos prepararmos para a morte?

Um engano comum é acharmos que quando morremos deixamos aqui os nossos defeitos e viramos santos. 194

JUNTA MILITAR E HOMENS ARMADOS DA RENAMO: Que verdades podem ser ditas sobre os falhos acordos de paz rubricados?

Durante mais de 20 anos Moçambique viveu momentos de paz, após o assinado Acordo Geral de Paz de 1992. A história de Moçambique começa a tomar rumos de guerra e…

Reformas sobre finanças públicas: Questões sem respostas no “Subsistema de Planificação e Orçamentação (SPO)”

Dediquei a minha tarde de hoje tentando buscar algumas respostas para as minhas dúvidas sobre o “Subsistema de Planificação e Orçamentação (SPO)”, um instrumento aprofundado de reformas sobre finanças públicas.…

Hoje que o povo precisa de canais televisivos online não existem

Durante a digitalização dos canais de televisão em Moçambique, muitos empresários disseram que a TVM não era concorrente. Acreditamos e aceitamos com tanta honra e acreditamos que isso seja possível,…

Os pedidos repetidos de desculpas de Ângela Leão às famílias dos arguidos detidos em conexão com ela estavam para tapar as ameaças feitas a estes

Durante as audições no primeiro em sede do tribunal, a ré Ângela Leão saiu diversas vezes do objecto do julgamento pedindo desculpas aos seus clientes e confiados na compra das…

Ndlavela não recolhe-02: “Comité da Polícia mantêm o negócio da não recolha obrigatória”

Mais uma vez digo, “Ndlavela não recolhe e nem dorme”. As medidas estabelecidas no Decreto Presidencial não funcionam deste lado. O comércio funciona normalmente, apesar do decreto levar consigo algumas…