Lançada Federação Provincial das Cooperativas de Nampula

0

Foi lançada na cidade de Nampula, a Federação Provincial das Cooperativas de Nampula, um acto deveras marcante para o movimento cooperativo em Moçambique. A federação congrega 10 uniões distritais, 105 cooperativas e 15000 membros de todos os sectores económicos, existentes na província de Nampula, norte do país.

Entretanto, coube ao Secretário de Estado de Nampula, Jaime Agostinho Neto, proceder com o acto oficial do lançamento da Federação Provincial das Cooperativas de Nampula (FPCN). O evento teve lugar, no dia 9 de abril findo, e contou com a presença de membros e representantes do governo a vários níveis, parceiros, representantes e delegados das uniões distritais das cooperativas de 10 distritos, nomeadamente: Moma, Angoche, Mogovolas, Meconta, Murrupula, Monapo, Rapale, Ribàué, Malema, e cidade de Nampula.
FPCN: um marco histórico para o movimento cooperativo
Com efeito, a cerimónia de lançamento da Federação Provincial das Cooperativas de Nampula (FPCN) para além de constituir um marco histórico para o movimento cooperativo moçambicano, afigura-se um orgulho e uma conquista inédita para o país, uma vez que é a primeira cooperativa de nível superior a ser constituída numa província.
Deste modo, as cooperativas e uniões distritais de cooperativas já contam com o seu mais alto representante na província de Nampula, uma região que se tem notabilizado no que tange às acções de grande impacto social e económico, na província de Nampula e não só.
À Federação Provincial das Cooperativas de Nampula, segundo regem os seus estatutos, cabe representar e defender os interesses políticos, económicos e sociais dos Cooperativistas de Nampula, prestando serviços adequados aos seus membros e garantindo produtos e serviços de alta qualidade aos seus clientes e parceiros.
Ademais, esta federação cooperativa pretende que seja um interlocutor válido das cooperativas ao nível da província de Nampula, bem como uma referência a nível nacional e internacional, capaz de tomar decisões estratégicas, prestação de serviços sustentáveis, para um melhor ambiente de negócios cooperativos, na província.
De referir que a Federação Provincial das Cooperativas de Nampula (FPCN) é uma organização com fundos próprios de funcionamento, autonomia política, administrativa, financeira e patrimonial e é membro da Associação Moçambicana para Promoção do Cooperativismo Moderno (AMPCM).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *