DEPUTADOS E SOCIEDADE CIVIL DISCUTEM QUESTÕES SOBRE ALOCAÇÃO DO ORÇAMENTO NAS ÁREAS DE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA E HIV » Jornal Visão

DEPUTADOS E SOCIEDADE CIVIL DISCUTEM QUESTÕES SOBRE ALOCAÇÃO DO ORÇAMENTO NAS ÁREAS DE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA E HIV

A manhã desta terça-feira serviu para a discussão e reflexão sobre como será alocado o valor correspondente a 10.1% do orçamento Geral do Estado, para o Sector da saúde que vai responder as áreas de serviço de saúde sexual reprodutiva e HIV, e serviços Agrícolas. O encontro que juntou deputados e sociedade civil moçambicana, centrou-se na busca de caminhos para que o dinheiro neste sector alocado pelo Governo seja usado para o benefício dos cidadãos.

Em representação da ACTIONAID MOÇAMBIQUE, Márcia Cossa frisou que o encontro abjectivava um debate com os parlamentares vistos como actores chave para a supervisão das realizações do Governo para reflectirem sobre o plano e alocação do Orçamento no sector da saúde.

Márcia disse ainda que o evento procurar encontrar melhores formas para melhorar o processo da participação do cidadão nos processos de planificação para às áreas de saúde e agricultura, e, contribuir para melhoria da qualidade dos beneficiários neste caso que são as mulheres e os jovens.

Por outro lado Sernilde Muchanga Vice-presidente da Comissão de Plano e Orçamento (CPO), disse aos Jornalistas que o orçamento para 2021 a estes três sectores, foi o que mais absorveu o orçamento do estado, em quase 50%, “portanto eu penso que nós entendemos que há este exercício no sentido de se responder cada vez mais aquelas que são as necessidades ao nível dos sectores prioritários com principal enfoque para a saúde,” frisou.

O encontro Juntou Deputados, membros do Gabinete Parlamentar de Prevenção e Combate ao HIV, Comissão de Plano e Orçamento, Ministério da Saúde, Ministério da Economia e Finanças, e Organizações da Sociedade Civil.

Comentários do Facebook

One thought on “DEPUTADOS E SOCIEDADE CIVIL DISCUTEM QUESTÕES SOBRE ALOCAÇÃO DO ORÇAMENTO NAS ÁREAS DE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA E HIV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.