A Associação de Mulheres Empreendedoras EUROPA-ÁFRICA(AMEEA), doou no dia 18 de Outubro, kits compostos de limpeza, produtos alimentares e higiene, a mulheres que padecem de diferentes enfermidades, com destaque para o Cancro da Mama, para aumentar a esperança naquele grupo social.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), indicam que em 2018, o cancro foi responsável por 8,8 milhões (13%) do total de mortes no Mundo, representando a segunda causa de morte por doenças não transmissíveis.

No mesmo período, Moçambique, segundo o Programa Nacional de Combate ao Cancro, do Ministério da Saúde (MISAU), registou 25.631 novos casos de cancro, dos quais, o Sarcoma de Kaposi, o Cancro do Colo do Útero, o Cancro da Mama e da Próstata, foram os mais comuns, representando, respectivamente, para ambos os sexos, 24,7 por cento, 16,7, 5,3 e 6,4 por cento, e uma taxa de mortalidade de 17.813 casos de cancro.

No momento da entrega, Anna Sousa – Presidente da AMEEA Moçambique, frisou que foi possível reunir kits de primeira necessidade angariador durante a sensibilização para o hospital central de Maputo.

“Foram mais de 15 dias que estivemos a sensibilizar mulheres e homens para fazerem rastreio do cancro da mama antecipadamente para evitarem o pior, estivemos entre pontos do país e nos próximo ano cogitamos expandir mais a nossa sensibilização para quase todo o Moçambique. Hoje, entregamos kits no hospital central de Maputo de modo a ajudar esses pacientes dando uma esperança e uma palavra de apoio”.

Trata-se de kits de higiene, limpeza e kits compostos por produtos alimentares, no serviço de oncologia do HCM. Fora esse apoio aos pacientes, os empresários doaram ao hospital, medicamentos, produtos de higiene e alimentares.

“Demos alguns produtos de limpeza para poderem gerir o seu dia-a-dia mas também dos próprios doentes. Tivemos a oportunidade de ir à pediatria onde pudemos ver crianças com cancro e pudemos também apoiar essas crianças com kits alimentares”, disse Anna Sousa.

De realçar que os médicos presentes na ocasião, agradeceram gesto e esperam que iniciativas desta natureza não parem, mas que mais entidades possam aproximar ao hospital e auxiliem os que realmente precisam. 

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *