Falta de meios circulantes e técnicos dificulta assistência jurídica em Manica  

0
Delegado do IPAJ MANICA HÉLDER DIOGO

Delegado do IPAJ MANICA HÉLDER DIOGO

Segundo fez saber o delegado provincial do Instituto de Patrocínio de Assistência Jurídica em Manica, Hélder Diogo, a insuficiência  de meios circulantes, recursos humanos e financeiros, constituem entrave para o funcionamento normal do IPAJ, naquela parcela do país.

Delegado do IPAJ MANICA HÉLDER DIOGO
Delegado do IPAJ MANICA HÉLDER DIOGO

Com cerca de doze distritos, a província tem apenas dezoito técnicos, número longe de satisfazer as necessidades, que de acordo com Diogo, impossibilita, acompanhamentos dos processos, nas esquadras, estabelecimentos penitenciários e nos tribunais.

Para fazer face ao défice de recursos humanos,   o IPAJ conta com apoio de estagiários estudantes de direito, em cerca de quarenta.

Com os constrangimentos,  o delegado provincial explicou que está  aumentar  o número de cidadãos que procuram os  serviços do IPAJ em Manica. A fonte, avançou que de Janeiro a esta parte, a instituição atendeu oito mil e quinhentos quarenta e dois(8.542) cidadãos, contra oito mil e dezoito(8.018) utentes,  sendo que o maior número de casos, é de natureza criminal.

A  reportagem do Jornal Visão Moçambique testemunhou na delegação provincial do IPAJ que  muitos cidadãos  estavam nas instalações da instituição à procura de uma assistência dos defensores públicos  para resolução dos seus problemas.

Dos  utentes entrevistados,  um procurava assistência do Instituto de Patrocínio  de Assistência Jurídica, por conflitos de terra,  e outra cidadã, buscava uma assistência  daquela instituição para o ex-marido ser chamado à razão através da justiça, ele que, segundo a fonte, não dá auxílio na despesa dos  próprios filhos há dois anos.

O Delegado provincial do Instituto de Patrocínio  de Assistência Jurídica, em Manica, Hélder Diogo, fez saber que  o aumento do número de pessoas que procuram  serviços daquela instituição mercê das campanhas de sensibilização que o sector tem estado a levar a cabo. 

O  Instituto de Patrocínio de Assistência Jurídica em Manica, assinalou na última Quarta-feira  o vigésimo nono aniversário da sua criação,  sob o lema: “IPAJ  em prol da garantia do direito à defesa, direitos humanos e cidadania”. 

O Instituto de Patrocínio de Assistência Jurídica em Manica, para além da insipiência de meios técnicos e circulantes, debate-se também com a falta de instalações próprias para o funcionamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *