VICENTE JOAQUIM ENALTECE A MISSÃO DOS ENFERMEIROS NOS CUIDADOS DE SAÚDE À POPULAÇÃO

0
Dia Internacional do Emfermeiro

Dia Internacional do Emfermeiro

 

O Secretário de Estado na Cidade de Maputo, Vicente Joaquim enalteceu na manhã desta quinta-feira em Maputo, o contributo dos enfermeiros na melhoria da qualidade de atendimento aos pacientes.

O Dirigente falava no âmbito das celebrações do dia Internacional do Enfermeiro, tendo afirmado que, actualmente a Cidade de Maputo conta com 707 enfermeiros, perfazendo um rácio de 1 enfermeiro para 1.754 habitantes, estando ainda muito longe do recomendado pela Organização Mundial de Saúde que é de 3 Enfermeiros para 1000 habitantes, por isso, o Governo definiu o provimento de Recursos Humanos no Sector da Saúde como umas das áreas prioritárias no presente quinquénio.

Vicente Joaquim Secretario do Estado da Cidade de Maputo
Vicente Joaquim Secretario do Estado da Cidade de Maputo

“Vós enfermeiros sois a espinha dorsal do nosso sistema de saúde, trocam o lazer e convívio para velar pela saúde de todos nós, estamos profundamente gratos pelo vosso sacrifício, entrega e abnegação nesta nobre profissão, portanto, gostaria de reafirmar a nossa responsabilidade e compromisso como Conselho dos Serviços de Representação do Estado nesta Cidade, de continuarmos a investir na formação e na melhoria das condições de trabalho e de vida de todos os profissionais de saúde”. Disse Vicente Joaquim.

Por seu turno, Paulina Cuamba em representação dos enfermeiros da Cidade de Maputo, referiu que, com a passagem desta data os enfermeiros sentem-se orgulhosos com a profissão por eles escolhida e acreditam que unindo os esforços poderão alcançar resultados satisfatórios na prestação de serviços de excelência aos pacientes, humanizando cada vez mais os serviços de saúde.

Paulina Cuamba Representante dos Emfermeiros da Cidade De Maputo
Paulina Cuamba Representante dos Enfermeiros da Cidade De Maputo

Recorde se que o 12 de maio, Dia Internacional do Enfermeiro é celebrado em homenagem à Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna. No presente ano a data é celebrada sob o lema “Profissional de Enfermagem: Uma Voz Para Liderar — Investir na Enfermagem e Respeitar os Direitos Para Garantir a Saúde Global”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *