Whitney Sabino premiada pelo governo francês

0
Whitney Sabino premiada pelo governo francês

Whitney Sabino premiada pelo governo francês

O governo francês atribuiu o prêmio especial de advocacia de expressão de liberdade, igualdade e fraternidade a ativista e influenciadora digital moçambicana Whitney Sabino o prêmio foi anunciado ontem na cidade de Maputo, durante a cerimônia de encerramento da formação de diretos humanos internacionais nas zonas de guerra está cerimônia ocorre no âmbito do mês de reflexão sobre os direitos humanos e cidadania em Moçambique que culminou com uma formação em Direito Internacional dos Direitos em situação de conflitos armados.

Em relação aos direitos humanos em Moçambique, há progressos significativos, mas também desafios persistentes. O país tem adotado medidas para promover a igualdade de gênero, proteger os direitos das crianças e fortalecer o acesso à justiça. No entanto, ainda existem preocupações com a liberdade de expressão, a corrupção e os direitos das minorias. É fundamental continuar trabalhando para garantir o pleno respeito e proteção dos direitos humanos em Moçambique.

Na ocasião Whitney Sabino, Fundadora da Revista social e feminista Manas destacou que
trata-se de um contexto de vulnerabilidade no norte do país.

“Falo dos vários pontos que são regulamente vítimas dos desastres naturais, mudanças climáticas também tem vindo a aumentar nesses pontos fato este que colocam as mulheres e raparigas em situações humanitária cujo as repercussões já sabemos que as afetam de forma diferenciada”. Destacou Sabino

Yann Pradeau, Embaixador de França acredita que muito ainda se deve fazer para garantir a paz no norte do país porém há progressos.

“A situação continua deficiente em Cabo Delgado, mas também podemos constatar progressos da presença do Estado, parece estar a melhorar, claramente esperamos que as populações voltem longo aos seus pontos de origem”.

Representes de vários pontos do mundo se fizeram presentes nessa cerimônia como é o caso da Alemanha e os dois melhores nesta formação terão suas bolsas para frança

De realçar que os níveis de direitos humanos no mundo variam de acordo com os países e regiões. Alguns avanços foram feitos, mas ainda existem desafios significativos em relação à igualdade, liberdade e justiça em muitas partes do mundo. É importante continuar promovendo a conscientização e a defesa dos direitos humanos para alcançar uma sociedade mais justa e inclusiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *