Anúncio de Medidas do PAE
Secretário da OJM afirma serem encorajadoras

0

Para o secretário-geral da Organização da Juventude Moçambicana, (OJM) Silva Livone, os jovens debatem-se com a problemática da habitação e com as recentes medidas anunciadas, espera-se que haja mais estímulo na construção de habitações.
É uma medida bastante acertada, tendo em conta que os jovens clamam diariamente pela habitação e conforme vincou o PR sobre a necessidade da redução dos preços dos materiais de construção vai estimular cada vez mais as construções.
Silva Livone diz que é altura de o jovem moçambicano pôr um basta às lamentações e agarrar as oportunidades que o governo tem estado a prover para o crescimento da nossa nação.
“O desenvolvimento de Moçambique está nas nossas mãos e devemos trabalhar demasiado para o alcance desse desiderato “ reagiu Silva Livone acrescentando que o governo tem estado atento aos fenómenos como o elevado custo de vida, daí que a juventude não pode ser manipulada por indivíduos cujas agendas se desconhece onde convocam manifestações alegadamente pelo elevado custo de vida.
“O governo está atento a todos fenómenos que preocupam a juventude e na mesma senda tem estado a estudar várias soluções para aliviar isso“ indicou.

“É alguma coisa” – Mário Sitoe

O presidente da ordem dos contabilistas e auditores de Moçambique (OCAM) entende que a redução do IVA embora seja de 1% vai estimular as operações comerciais, uma vez que as preocupações dos empresários têm que ver com a redução do IVA que tem sido ónus nas operações comerciais incluindo as famílias moçambicanas.

“Estamos felizes” – Michel Ussene

As medidas anunciadas são boas tendo em conta que vão criar estímulos ao sector privado, aliás é preciso realçar ainda que a redução do IRPC poderá contribuir muito para o crescimento do sector primário onde a agricultura está inserida. O chefe de Estado apelou ao sector privado para a promoção de actividades produtivas e é nosso desafio como Associação Moçambicana das Empresas Petrolíferas (AMEPETROL) procurar soluções de Blanding para cumprir.

“Chegam em tempo certo” – Alexandre Mano

Como tem-se estado a procurar alternativas para fazer face ao elevado custo de vida, Alexandre Mano entende que as medidas relativas ao pacote de aceleração económica chegam no momento certo onde a médio e curto prazo poderão gerar um impacto muito grande na aceleração e desenvolvimento socioeconómico. Para Mano, a redução do imposto sobre o valor acrescentado vai permitir que os custos de produção se reduzam significativamente.

“Medidas corajosas” – Caifadine Manasse

Todas as medidas anunciadas terão um efeito multiplicador na economia nacional, descreveu o porta-voz da Frelimo Caifadine Manasse, explicando que o presidente tomou coragem e para a sua implementação será necessária a coragem dos moçambicanos. Estamos num momento difícil, mesmo assim o PR propôs-se em reduzir o IVA.

“Advogamos desde 2015” – Agostinho Vuma

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) entende que as medidas ora anunciadas vêm sendo advogadas desde 2015. A título de exemplo Agostinho Vuma entende que a redução do IVA é uma medida acertada apesar de o sector privado ter outras expectativas ou seja a percentagem do Iva segundo Vuma deveria se situar na ordem 14% assim minimizaria os custos de produção permitindo maior encaixe de receitas quer para o Estado e o sector privado.

“Competitividade no sector empresarial” – Paulo Oliveira
Paulo Oliveira acredita que as medidas relativas ao pacote de aceleração económica poderão permitir maior competitividade na economia criando cada vez mais postos de trabalho e a redução do IVA vai minimizar os custos e criar um estímulo diferente no sector privado.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *