ESTE ESPAÇO PODE SER SEU: +258 84 734 2668
The short URL of the present article is: https://jornalvisaomoz.com/d77x

O distrito de Marracuene celebrou na passada terça-feira(02), o GWAZA MUTHINI, evento histórico que marca a abertura oficial da bebida tradicional UKANYI(sumo de canhu).

Marracuene, também desafiada pela covid-19, não cedeu a pandemia e celebrou a passagem dos 126 anos da Batalha de Coolela travada a 07 de Novembro de 1895. A história de Marracuene com seus rios atravessados e uma paisagem deslumbrante remota no século 19 com a travagem de lutas como a de MAGUWE ocorrida a 08 de Setembro de 1895, Batalha de Coolela a 07 de Novembro do mesmo ano e a Resistência de Maguiguana Cossa a 10 de Agosto de 1897.

Gwaza Muthini lembra a oposição firme dos moçambicanos na luta contra o colonialismo, onde se destacam figuras como os Mahazules, Matibjana e Mabjaia que tudo fizeram para que os portugueses não permanecessem em Moçambique.

“Havemos de voltar a celebrar como de costume o Gwaza Muthini” quem assim o diz é o Governador da Província de Maputo Júlio Parruque.

Parruque disse ainda que o formato de celebração da efeméride mostra claramente que o Governo está a investir para que a  covid-19 não se alastre bem como pensar nos ataques em Cabo Delgado, “enquanto não pudermos ir a zona norte do país e lutar, tem que se repudiar este acto macabro”, referiu.

Shafee Sidat, Administrador de Marracuene, avançou que a comemoração do dia, não é igual devido as adversidades que o país atravessa principalmente por causa da covid-19.

Sidat, avançou ainda que o dia do Gwaza Muthini foi antecedido pelo lançamento da época do “canhu” de entre várias actividades e a despedida dos Mabjaia.

A efeméride que para alguns vendedores era uma oportunidade de negócio, muitos deles viram-se obrigados a regressar as suas residências pois em meio a pandemia as celebrações sofreram alterações.

Comentários do Facebook

The short URL of the present article is: https://jornalvisaomoz.com/d77x

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sofala Previous post CICLONE IDAI: Processo de pagamento de subsídios retoma
PROVINCIA DE SOFALA ENTRA NA LISTA DE TOPO DOS CASO 1 Next post COVID-19: PROVÍNCIA DE SOFALA ENTRA NA LISTA DE TOPO DOS CASOS
Close
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, ajude-nos desactivando esse bloqueador de anúncios.