Com o apoio do MASC: produtores de Homoine passam a produzir tapioca melhorada 

0
Com o apoio do MASC: produtores de Homoine passam a produzir tapioca melhorada 

Com o apoio do MASC: produtores de Homoine passam a produzir tapioca melhorada 

No Distrito de Homoíne, província de Inhambane, a Associação Comunitária AMANDLA, fez a entrega de materiais de produção de farinha de mandioca(tapioca vulgo rhali) à cooperativa 1º de Maio de Mafuiane na localidade de Golo.

Trata-se de material para empoderar os agricultores da Localidade de Mafuiane, no processo de produção da mandioca e seus derivados. O material, ora entregue, é constituído por enxadas, catanas, manivas (estacas de mandioqueira) , torradeiras, raladeiras, raspadeiras e uma máquina de processamento da mandioca para produção da tapioca melhorada.

Os 16 beneficiados não esconderam a satisfação, tendo afirmado que estes instrumentos vão facilitar o fabrico da tapioca.

Angélica Pechisso e Adelaide Felipe, são algumas das beneficiárias que mostraram a sua satisfação, contando que, usar os recursos antigos ficou para trás com a alocação da máquina, que irá funcionar com recurso a um gerador.

As beneficiárias, apontam que o tempo de produção e a quantidade serão melhorados significativamente pois, “antigamente conseguiamos fazer três sacos de tapioca e agora esperamos ultrapassar a meta de processamento com a máquina já alocada”.

As cooperativistas pediram ao governo e não só, para criar condições de implantar um mercado especial de venda exclusiva da Tapioca, pois no entender dos produtores à semelhança dos vários Mercados Peixe existentes no país, também devia existirem outros da venda daquele produto proveniente do tubérculo da mandioqueira, o que ajudaria na determinação de um único preço da tapioca para os produtores.

Os cooperativistas pediram que se alocasse um gerador institucional, pois, o que usam actualmente pertence a um particular. 

A nossa reportagem ouviu o presidente da associação AMANDLA Santos António, que na ocasião da entrega destes bens aproveitou instar aos beneficiários a pautarem pelo bom uso das máquinas motivo este que vai ajudar no desenvolvimento da comunidade, uma vez que já será uma tapioca com qualidade de irá atrair mais clientes.

Santos António, disse ainda que a criação da cooperativa visa unir os produtores, desafiando os membros da mesma a não se limitarem somente na produção da mandioca, mas, também a buscarem formas para melhorar a qualidade da tapioca que ganha um “input” com a entrega do material. 

O Presidente da AMANDLA, prometeu trabalhar continuamente para que as cooperativas se sintam motivadas a trabalhar, “pois este é um projecto financiado pelo MASC e que já está na reta final da implementação”.

Por sua vez, o chefe da localidade de Golo, Carlos Mandlate,  agradeceu o gesto, na recepção dos instrumentos de trabalho, tendo afirmado que aquela terra é fértil, cuja vantagem, nota-se pela abertura e existências de muitas machambas onde se pode produzir mandioca.

Refira-se que durante a vigência da iniciativa do Projecto, a Associação capacitou cerca de 80 Agricultores em matérias ligadas a Produção da mandioca e o seu processamento, assim como induziu os visados em técnicas de Comercialização.

A cooperativa foi criada no âmbito do projecto Contribuindo na rentabilização e sustentabilidade da comercialização da mandioca e seus derivados através da criação e capacitação de cooperativas de mandioca no Distrito de Homoine, em parceria com a Fundação MASC, desenvolvida pela Associação Comunitária Amandla.

Com a iniciativa, espera-se que os agricultores repliquem a experiência que lhes foi passada para os outros agricultores do Distrito de Homoine, com vista ao incremento da renda familiar.

Na mesma ocasião os produtores de Mafuiane, receberam 30.000 Manivas (estacas de mandioca), 80 torradeiras, igual número de Raspadeiras, torradeiras e outro material para o incremento da produção de mandioca na próxima época.

Bernardo Guambe
Author: Bernardo Guambe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *