Mineiro investe cerca de 40 milhões de meticais na construção de infra-estruturas diversas

0
Mineiro investe cerca de 40 milhões de meticais na construção de infra-estruturas diversas

Fernando Nhampossa, trabalhou 29 anos na vizinha África do Sul, depois de muito tempo, voltou à sua terra natal e começou por construir uma infra-estrutura desportiva na província de Inhambane, Distrito de Jangamo

Trata-se de um campo de futebol onze, piscina e pista para atletismo. Nhampossa conta que a impalntação do campo de futebol na terra que o viu nascer vem de um sonho de infância e isso o fez ir à África do Sul para trabalhar não pela sua família mas também para dar prestígio ao lugar que o pariu.

“Foi um sonho de infância e trabalhei com objectivo de ajudar o país a crescer e dar emprego aos jovens”, conta Fernando.

” Trabalhei 29 anos na África do Sul e reformei em 2014. Armazenei o valor com objectivo de fazer campo de futebol. Meu foco sempre foi de dar emprego aos jovens. Iniciei com machambas e criação de suínos. Aqui neste campo quando tudo voltar a normalidade irei convidar grandes clubes para cá jogarem com objectivo de desenvolver o nosso futebol” – disse Nhampossa.

Fernando conta ainda que não começou a ter grande rendimento das suas actividades devido à pandemia. Nhampossa disse ainda que por dia convidava cerca de quatro equipas e cobrava 75 a 100 meticais por bilhete.

” Um jogador desenvolve o mundo. Considero o Desporto como Banco Mundial. Antes da pandemia convidei Ferroviário de Gaza e de Inhambane e consegui uma receita significativa. Ainda estou a construir o campo e até então gastei 15 milhões de meticais apenas pelo campo” – concluiu o nosso interlocutor.

Nhampossa, para além do Campo de futebol construiu uma Discoteca, fornece água e corrente eléctrica ao distrito de Jangamo e ainda uma parte do distrito de Inharrime. O nosso interlocutor criou muitos meios de trabalho e tem ajudado muito no crescimento do Distrito.
“Com a canalização da água e o fornecimento da corrente eléctrica tenho apoiado no crescimento da Província. Tenho machambas e com a maior produção da mandioca. Neste momento não sei como farei porque a fábrica que eu fornecia mandioca fechou as portas. É uma grande perda” – lamentou.

Nhampossa disse ainda que pretende contratar cera de uma centena de jovens pós, pandemia. Neste momento está tudo parado e ele tem vindo a ganhar dinheiro com o fornecimento da água potável. Este avançou ainda que o seu campo é o mais moderno na Província e teve o reconhecimento do Presidente da Federação Moçambicana de Futebol Feizal Sidat e do Secretário da Juventude e Desportos Gilberto Mendes. De salientar que o Governador da Província de Inhambane Daniel Chapo irá visitar a infra-estrutura brevemente. Nhampossa transformou Jangamo em uma cidadela e é motivo de todos que vão a Inhambane passarem por aquele local para ver o que um singular fez.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Activar notificações Sim Não, obrigado