A infra-estrutura foi Inaugurada pela Secretária de Estado, Judith Mussácula, nesta terça-feira, 23, na capital da província da Zambézia. O Gabinete ora inaugurado vai atender aos casos de corrupção daquela parcela do país.
Por: Gabriel Alfinete
A implantação do Gabinete Provincial de Combate à Corrupção na Zambézia, representa os esforços do Governo de Moçambique na luta, prevenção e erradicação deste mal que enferma o sector público, chegando a delapidar o país.
Durante a sua intervenção a Directora do Gabinete Central de Combate à Corrupção Ana Gemo, disse que com a implantação daquela instituição na província da Zambézia, reduzem-se as distâncias, que a delegação de Nampula fazia para atender a casos de corrupção, tornando sistema ineficaz. “Cintes desta situação e com intuito de aproximar os serviços ao cidadão, o Conselho Superior da Magistratura Judicial designou um Magistrado afecto na Procuradoria Provincial da Zambézia para se ocupar exclusivamente das actividades de Prevenção e Combate à Corrupção que passou a actuar em coordenação com a Província de Nampula, sob a orientação do GCCC”, disse Gemo.
Aquela dirigente, avançou ainda que no presente ano de 2021 a Procuradoria Geral da República na Província da Zambézia tramitou 108 processos, crime de corrupção dos quais 64 findaram e os restantes 44 transitam para o Gabinete Provincial de Combate a Corrupção da Zambézia. “Igualmente transitam 5 processos tramitados no Gabinete central de Combate à Corrupção de Nampula o que perfaz 49 o número de processos que transitam para este novo Gabinete que hoje inauguramos”.
O Gabinete Central de Combate à Corrupção ora inaugurado conta com três magistrados do ministério público um investigador do SERNIC, oficiais e assistentes de justiça e funcionários de regime geral.
O evento contou também com a presença da Procuradora-Geral da República, Beatriz Buchili, Directora Gabinete Central de Combate à Corrupção Ana Gemo, o Governador da Zambézia, Pio Matos, entre outros.
Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.